Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Alunos do SalCine apresentam projetos de Produção Executiva em pitching na Fliro

Seis recém-formados em Produção Executiva pelo segundo ciclo do SalCine Cursos participarão, neste sábado (13), da programação da Festa da Literatura e do Roteiro (Fliro), apresentando seus projetos em um pitching para uma banca formada por Day Sena, Marcos Alexandre e Haroldo Borges, com mediação de Laís Motta e Paula Gomes. A atividade ocorre às 11h, na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio.

O SalCine Cursos é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senai Cimatec.

Para a coordenadora de Formação do SalCine, Laís Motta, a participação dos recém-formados na programação da Fliro tem caráter simbólico e prático. “De um lado, os alunos se colocam como parte ativa do ecossistema do audiovisual, mostrando que estão produzindo a partir desse território e fortalecendo a presença baiana em um cenário muitas vezes concentrado no eixo Rio-São Paulo. Do outro, o pitching funciona como treino e vitrine, ao mesmo tempo em que os ajuda a estruturar ideias e expõe seus projetos a profissionais que podem se tornar parceiros ou investidores”, explicou.

“De forma geral, o que está em jogo é menos apenas o projeto e mais a consolidação desses novos nomes no circuito audiovisual. Muitos desses recém-formados, com essa experiência, ainda que experimental, acabam ganhando confiança, visibilidade e também validando o próprio percurso formativo ao estarem em um espaço que é também de troca profissional, mostrando que a Produção Executiva de Salvador já chega com voz e proposta”, completou Laís Motta.

Entre os participantes, a expectativa é de aprendizado e reconhecimento. Para Natiele Pitta, o momento é de motivação. “Me considero ‘inspirada’. Essa é a palavra que melhor descreve meu estado. Ao vivenciar esta experiência, sinto-me profundamente ansiosa e, ao mesmo tempo, motivada. Em alguns momentos, as adversidades da vida podem nos afastar de nossos sonhos; no entanto, esta oportunidade me impulsiona a acreditar ainda mais no meu projeto e no meu potencial no campo audiovisual. Sinto uma imensa gratidão”, contou.

Já Danúbia Lisboa falou sobre a importância do pitching para sua trajetória. “Considero a experiência de participar de um pitching fundamental para o meu desenvolvimento profissional na área audiovisual. Essa oportunidade é crucial para dar visibilidade aos nossos projetos, especialmente ao meu. A participação em um pitching me permite concretizar as ideias que, por vezes, permanecem em fase de desenvolvimento, seja no papel ou no computador. Apresentar meu projeto ao mundo representa o primeiro passo para dar vida a ele”, disse.

A Fliro acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, em sua primeira edição, reunindo escritores, roteiristas e pesquisadores. O evento é gratuito e os ingressos podem ser adquiridos no site (www.fliro.info).

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!