Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Amargosa sedia Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura com presença do Ministério da Cultura

Gestores, conselheiros e agentes culturais são convocados para um dia de formação, diálogo e construção das políticas culturais nos territórios
O município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, recebe no dia 16 de janeiro, a Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura, voltada aos territórios do Vale do Jiquiriçá, Recôncavo Baiano e Baixo Sul. A atividade integra o projeto Trilha da Cultura, do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) na Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, e será realizada das 8h às 18h, na Escola Municipal Almeida Sampaio, na Av. Lauro de Freitas.
Promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase), em parceria com o Comitê de Cultura da Bahia, também parte do PNCC Bahia, e participação do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Prefeitura Municipal de Amargosa, a formação é gratuita. Os interessados podem fazer as inscrições através do link: https://forms.gle/mSKFGgTb4JD1oefN9.
O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura e de instituições estratégicas da política cultural no país. Estão confirmados da Roberta Martins, da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura; Desirée Tozi, da Diretoria de Articulação e Governança; Ademário Costa, da Secretaria Executiva do MinC, Oseas Marques, do Escritório Estadual do MinC na Bahia; e Maria Marighella, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Também participam Shaolin Barreto, coordenador do Trilha da Cultura, Jailson Sena, presidente do Idase, além de representantes do Comitê de Cultura da Bahia, da Secult-BA, do poder público municipal e de conselhos de cultura.
A programação formativa abordará temas centrais para o fortalecimento da gestão cultural nos territórios. A primeira formação, às 9h30, discute “Cultura como Direito: Fundamentos da Política Cultural”. No período da tarde, às 14h, ocorre a segunda formação, “Sistema de Cultura – Além do CPF da Cultura”, seguida, às 16h, da terceira formação, “Conselhos de Cultura”. As atividades serão facilitadas por Karla Cajaíba, coordenadora executiva do Comitê de Cultura da Bahia, e Shaolin Barreto, com foco nas políticas culturais, funcionamento dos conselhos e na consolidação do Sistema Nacional de Cultura.
“Essa formação é um espaço estratégico de fortalecimento da política cultural nos territórios. Nosso objetivo é contribuir para que gestores, conselheiros e agentes culturais compreendam a cultura como um direito e se apropriem dos instrumentos de participação social e do Sistema de Cultura, fortalecendo a governança cultural nos municípios”, afirma Shaolin Barreto, coordenador do projeto Trilha da Cultura.
A iniciativa reafirma o compromisso do PNCC com a qualificação de gestores, conselheiros e agentes culturais na Bahia, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas culturais e da governança democrática nos municípios baianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar