Salvador, 8 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ambulantes do Circuito Barra-Ondina começam a receber kits e cartão de transporte gratuito para o Carnaval

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), começou nesta quarta-feira (4) a entrega dos kits de trabalho e cartões de transporte gratuito para os ambulantes credenciados para o Circuito Dodô (Barra-Ondina) no Carnaval. A distribuição segue até sexta (6), das 8h às 17h, na Rua Afonso Celso, nº 329, na Barra.

Para fazer a retirada dos itens, os vendedores devem apresentar os vouchers recebidos durante a capacitação obrigatória realizada em janeiro. O procedimento é simples: ao apresentar o voucher com QR Code e um documento de identidade, o ambulante recebe o material.

Para os ambulantes que trabalharão no Circuito Osmar (Centro), a distribuição será realizada no domingo (8) e na segunda-feira (9), na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela.

O kit é composto por isopor, cadeado e sombreiro, além de itens pessoais e de proteção, como camisa com proteção UV, protetor solar e capa de chuva. Já o cartão de gratuidade no transporte público oferece passagens para 11 dias, tanto para o ambulante quanto para um acompanhante.

O diretor-geral da Semop, Alysson Carvalho, afirma que a entrega do material consolida um processo de valorização dos ambulantes, que incluiu cadastramento virtual, divulgação das listas oficiais e curso de capacitação. “O kit deste ano inclui itens essenciais para a dignidade, conforto e segurança, como capa de chuva, camisa UV, protetor solar, itens de higiene e um armário com cadeado para guardar pertences”, explica.

Ele também ressalta os novos benefícios concedidos pela gestão municipal aos trabalhadores, como o cartão de transporte e os restaurantes populares próximos aos circuitos. “Além do transporte gratuito, serão disponibilizadas refeições em restaurantes populares, centrais de acolhimento para banho, recarga de celular e maquinetas, hidratação e descanso antes do trabalho”, aponta.

Rita de Cássia Melo, 50 anos, trabalha há mais de 30 anos como ambulante durante o Carnaval no Morro do Gato. Ao receber o kit, comemorou a inclusão do cadeado, que permite travar o isopor durante a ausência no ponto de venda. “Essa novidade foi maravilhosa. Agora, a gente pode bater o cadeado e ir para casa dormir mais tranquila”, destacou.

Já Daniele Santana, 28 anos, atua em festas populares há cinco anos e é mãe de dois filhos, de 9 e 3 anos. Animada, ela espera dobrar o lucro em relação ao Carnaval passado. “Sempre faço um bom dinheirinho. Estou bastante otimista”, disse. Ao receber o cartão de transporte gratuito, comemorou: “Este ano está ainda melhor. Tem transporte para a gente e para o parceiro de trabalho. Está bom demais”.

Capacitação e regras – Para ter direito ao kit, os ambulantes participaram de um curso que abordou temas como legislação, licenciamento, técnicas de vendas, segurança e higiene.

A capacitação também reforçou proibições, como a venda de produtos de marcas não autorizadas, o uso de carros de mão e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O descumprimento das regras pode resultar na cassação imediata da licença do ambulante, além de outras sanções legais.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

Veja também

Haddad
Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Em livro, ministro aborda o chamado capitalismo superindustrial   “A classe dominante brasileira...
morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar