Salvador, 15 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Anvisa restringe venda de azeite, sal do himalaia e chá; confira

Problemas têm relação com origem desconhecida dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (20), a apreensão do azeite extra virgem Ouro Negro, proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o consumo do produto.

O azeite foi denunciado por ter origem desconhecida e desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O rótulo indica importação pela Intralogística Distribuidora Concept Ltda., cujo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) está suspenso na Receita Federal.

Em outra medida, a Anvisa suspendeu 13 lotes do sal do himalaia moído 500g, da marca Kinino, com validade até março de 2027. A determinação segue recolhimento voluntário da própria fabricante, H.L. do Brasil Indústria e Comércio, após análises do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, apontarem teor de iodo abaixo do permitido.

A iodação do sal é uma medida de saúde pública obrigatória no Brasil para prevenir distúrbios por deficiência de iodo, como tireoide e complicações no desenvolvimento fetal.

Outro item que sofreu ação de fiscalização da Anvisa e deve ser retirado de circulação é o chá do milagre (Pó do Milagre ou Pozinho do Milagre). A proibição ocorreu porque a composição e a classificação do produto são desconhecidas.

Outra irregularidade constatada pela Anvisa foi a divulgação do chá nas redes sociais Facebook e Instagram, indicando o produto com finalidade medicinal, associando o uso a benefícios terapêuticos, como emagrecimento, tratamento da ansiedade e da insônia, prevenção de câncer, estimulante sexual, entre outros. Esta prática não é permitida para alimentos e chás.

As empresas foram procuradas pela Agência Brasil, mas não se manifestaram até a publicação do texto.

Veja também

whatsapp_image_2026-08-15_at_10.46
Ginástica rítmica: Brasil é bronze e garante vaga em Los Angeles 2028
Equipe brasileira volta ao pódio mundial após duas pratas em 2025   O conjunto brasileiro de ginástica...
467905_1210995_osascovoleibolclube_carol_fotografia_79_
Nova regra da CBV afeta participação de Tifanny na Superliga de vôlei
Oposta segue liberada para atuar pelo Osasco no Campeonato Paulista O Osasco São Cristóvão Saúde se manifestou...
55466580825_39efa67b7f_o
Fluminense encerra jejum e bate Palmeiras de virada no Brasileirão
O Fluminense encerrou jejum de oito jogos sem vencer e, de quebra, atrapalhou os planos do Palmeiras,...
unnamed
Após duas vitórias e entrada do Ypiranga no G8, Ramon Vinicius projeta confronto com o Guarani
O Ypiranga fez sua parte. Embalou dentro da Série C do Brasileirão, foi subindo posições e agora está...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026