Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Aplicação das provas do SABE começa nesta segunda-feira (6), em toda a Bahia

A aplicação das provas dos sistemas de avaliação da Educação Básica terá início nesta segunda-feira (6), com o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). Criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a iniciativa mede as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que 440.622 estudantes realizem a prova.

Em 2025, o SABE será realizado em duas etapas. De 6 a 10 de outubro, farão a prova os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Já entre 10 e 14 de novembro, será a vez dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, cada ciclo de aprendizagem será contemplado em momentos distintos da aplicação.

Ainda em outubro, os estudantes baianos também participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a principal avaliação nacional conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O exame ocorrerá entre os dias 20 e 31, reunindo turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Assim como o SABE, o SAEB avalia conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, mas tem alcance nacional e seus resultados geram indicadores fundamentais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As duas avaliações são estratégicas para o fortalecimento da educação pública, pois oferecem um panorama abrangente sobre a aprendizagem dos estudantes, permitem comparar dados em diferentes contextos e apoiam o planejamento pedagógico de gestores e professores. A Bahia, ao realizar o SABE em articulação com o SAEB, amplia a compreensão sobre a qualidade do ensino e reforça o compromisso do Estado em construir políticas educacionais baseadas em evidências e voltadas para a aprendizagem de todos.

Foto ilustrativa: Claudionor Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar