Salvador, 6 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Após quase duas décadas fechada, capela do Hospital Casa de Retiro São Francisco volta a receber fiéis em missa especial

Celebração reuniu cerca de 100 pessoas e marcou a retomada das atividades religiosas na comunidade do Horto Florestal antes da inauguração do hospital de transição

A histórica capela situada nas dependências do Hospital Casa de Retiro São Francisco, localizada no Horto Florestal, em Salvador, voltou a receber fiéis na manhã deste domingo (2), após permanecer fechada por 19 anos.

A reabertura foi marcada por uma missa especial celebrada por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, reunindo cerca de 100 pessoas, entre membros da gestão do complexo, operários responsáveis pela revitalização do espaço, colaboradores, familiares e convidados.

A cerimônia simboliza mais um marco na recuperação do patrimônio histórico e antecede a inauguração oficial do hospital de transição e cuidados paliativos, prevista para a próxima quinta-feira (6). A unidade nasce com a proposta de preservar a essência de acolhimento e espiritualidade que tornou o espaço uma referência para gerações de baianos.

A capela será dedicada a São Francisco de Assis e, em outubro, elevada oficialmente à condição de igreja pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

Durante a celebração, o diretor-presidente do Hospital Casa de Retiro São Francisco, Dr. Fábio Vilas-Boas, destacou que a reabertura da capela representa a devolução de um patrimônio afetivo e religioso à comunidade do Horto, reafirmando o compromisso do projeto em manter viva a vocação espiritual do local.

“Sabemos que este era um desejo antigo da comunidade e, desde o início da revitalização, tivemos a convicção de que este espaço precisava voltar a pertencê-la como um patrimônio, tornando-se possível e concreto após tanto tempo. A capela permanecerá aberta para moradores, pacientes, familiares e todos aqueles que querem viver um momento de oração e reflexão, como um local de conexão”, afirmou o gestor.

Fundada por frades franciscanos em 1945, a antiga Casa de Retiro São Francisco tornou-se um dos principais espaços de espiritualidade da Bahia, acolhendo retiros, encontros religiosos e momentos de reflexão. Fechada em 2007, a estrutura passou por um amplo processo de recuperação, preservando suas características arquitetônicas e históricas enquanto era adaptada para abrigar o novo hospital.

A revitalização contemplou não apenas a capela, mas também a tradicional Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, cuidadosamente restaurada, e a Via Sacra, composta pelas 14 estações que representam a Paixão de Cristo, além da recuperação dos jardins, bosques e áreas de contemplação que sempre fizeram parte da identidade do complexo.

Com capacidade para aproximadamente 100 pessoas, a capela voltará a integrar a rotina da comunidade com a realização de duas missas diárias, tornando-se novamente um espaço permanente de fé e acolhimento. A iniciativa também atende a uma demanda dos moradores do Horto Florestal, bairro que não dispõe de uma igreja católica com capacidade compatível com o crescimento populacional da região.

Humanização – A preservação dos espaços religiosos faz parte do conceito de ambiência acolhedora desenvolvido para o Hospital Casa de Retiro São Francisco. O projeto foi concebido para integrar assistência especializada, contato com a natureza, espiritualidade e convivência, oferecendo aos pacientes e seus familiares um ambiente que favoreça não apenas a recuperação clínica, mas também o bem-estar emocional e espiritual.

Mais do que restaurar um edifício histórico, a proposta foi resgatar a distinção de um lugar que sempre representou acolhimento, silêncio e esperança. Agora com a transformação para a nova proposta de saúde, o complexo mantém viva sua vocação original de cuidar das pessoas em todas as etapas visando longevidade.

Veja também

Federação PSOL-Rede oficializa apoio à candidatura de Lula à reeleição
Partidos realizaram convenção nacional na quarta-feira A Federação PSOL-Rede Sustentabilidade oficializou...
Entradas 01 - Via Marginal na BA-099 Ilustraçao Google Earth
Tráfego de veículos é alterado em acesso à via marginal na BA-099, no distrito de Abrantes, em Camaçari
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que o tráfego de veículos para os acessos a...
Seduc_lançamento-NAPEC_Foto_Juliano-Sarraf (2)
Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação
Uma iniciativa dedicada à promoção da saúde, do acolhimento e da valorização dos profissionais da Rede...
Segov_premição-são-joão-da-bahia_Foto_Kaiky-Assis (1)
Camaçari conquista prêmios de Melhor Estrutura e Organização do São João da Bahia 2026
Pelo segundo ano consecutivo, Camaçari está entre os destaques dos festejos juninos da Bahia de 2026....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026