Salvador, 8 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Assistida da Apae Ipirá tem obra exposta em Salvador durante a mostra “Arte que Une: Oportunidades que Transformam”

Exposição segue até dia 18, no Shopping Center Lapa, com obras autorais produzidas em oficinas de arte das Apaes de diferentes cidades baianas

A assistida da Apae Ipirá, Loiane Santos Santana, 41 anos, esteve presente, na última quarta-feira (1), na abertura da exposição “Arte que Une: Oportunidades que Transformam”, realizada no Shopping Center Lapa, em Salvador. Na ocasião, ela conferiu de perto a exibição de sua obra “Encontro de Amigas”, inspirada em um momento vivido na Reserva da Mata da Caboronga, onde mora com a família.

O quadro de Loiane é uma das 12 obras integrantes da exposição, que segue até o dia 18, aberta ao público, no piso L2 do Shopping Center Lapa, um dos mais tradicionais da capital baiana, localizado no Centro da cidade. A mostra é resultado do empenho da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em promover a inclusão por meio da arte, viabilizando a participação dos artistas assistidos pelas associações de Salvador, Barreiras, Brumado, Caetité, Jequié, Maracás, Paramirim, Riachão do Jacuípe, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Euclides da Cunha e Ipirá.

Loiane é uma das mais de 100 pessoas assistidas pela Apae de Ipirá. A instituição, que completou 15 anos de atuação em 2025, desenvolve um trabalho multidisciplinar, oferecendo oficinas pedagógicas como arte, lógica e matemática, além de atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Quem também participou da abertura da mostra e celebrou a oportunidade de ter sua obra exposta foi Carlos Henrique Mendes, da Apae Salvador. Ele está com o quadro “Kitsue” em exibição. Carlos cria criaturas mitológicas inspiradas no folclore japonês. Seu processo começa com pesquisa e esboços, evoluindo para dias de trabalho no ateliê, onde modela e pinta com atenção aos detalhes. Nas aulas, compartilha técnicas e lida com desafios como a escolha de materiais e a preservação de texturas, sempre buscando que cada obra expresse a força e a simbologia das lendas que o inspiram.

Conheça todas as obras expostas:

  • Fabrício Moreira Ribeiro – APAE Barreiras | Obra: Diversidade que transforma

  • Lindinalva Santiago dos Santos |  APAE Brumado | Obra: A Casa

  • Tálisson Douglas – APAE Catité | Obra: O Peixe

  • Loiane Santos Santana – APAE Ipirá | Obra: Encontro de Amigas

  • Cremilson dos Santos Miranda – APAE Maracás | Obra: Memórias de Infância

  • Roseny de Oliveira – APAE Paramirim | Obra: No silêncio, nasce o imaginário

  • Karen Rios Rocha Sanches Brito – APAE Riachão do Jacuípe | Obra: Memórias de Infância

  • Joseli, Matilde, Raveneia, Luciana Sá, Elizio e João França – APAE São Francisco do Conde | O trabalho foi desenvolvido coletivamente, como parte das ações do Novembro Negro 2024, com o tema “A cultura africana na APAE de São Francisco do Conde”

  • Rafaela Motta – APAE Vitória da Conquista | Obra: Celebração das Artes

  • Ronaldo Matos do Nascimento Cruz – APAE Euclides da Cunha | Obra: Pintando meus sonhos…Minha realidade

  • Carlos Henrique Mendes dos Santos – APAE Salvador | Obra: Kitsue

Serviço

O quê: Exposição “Arte que une: Talentos de uma Bahia Inclusiva”

Exposição com 12 obras produzidas em oficinas de arte das Apaes de diferentes regiões da Bahia, celebrando a diversidade e a inclusão social

Quando: Até dia 18 de outubro

Onde: Shopping Center Lapa – Piso L2, Salvador

Quanto: Gratuito

Feapaes-BA
A Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) representa 82 Apaes em todo o estado, com atuação nas áreas da assistência social, educação inclusiva, saúde e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com atendimento direto à 25 mil famílias. A Feapaes busca permanentemente parcerias estratégicas com os setores da sociedade, visando ampliar o alcance de suas ações e promover impactos sociais sustentáveis, além do desenvolvimento das Apaes.

Shopping Center Lapa

Há 29 anos em Salvador, o Shopping Center Lapa é o centro de compras que faz parte da história dos baianos. Localizado no Centro da capital, o empreendimento conta com mais de 170 operações com grandes marcas, além de prestação de serviços e oportunidades de lazer e entretenimento como cinema, atrações musicais, eventos e apresentações culturais. Com uma estrutura completa que agrega conforto, qualidade e comodidade para toda a família, o shopping oferece diversas opções de restaurantes e quiosques, além de fraldário e estacionamento, tudo para garantir uma experiência incrível aos clientes.

Sobre a AD Shopping

O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 32 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...
sus
Lula sanciona MP que acelera atendimento de especialistas no SUS
Convertido em lei, programa Agora Tem Especialistas deve ser ampliado O presidente Luiz Inácio Lula da...
congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!
Chico Araújo* PEC da Blindagem (ou bandidagem), dosimetria, isenção de IR, carinhos de Trump para Lula,...
Cristiano-Ronaldo
Cristiano Ronaldo entra para a história como o primeiro bilionário do futebol, revela portal
Cristiano Ronaldo segue quebrando recordes — dentro e fora de campo. De acordo com o site Bloomberg,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!