Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Atualização do Cadastro Único para BPC e Bolsa Família de famílias unipessoais não exige mais visita domiciliar

A Prefeitura de Salvador informou nesta segunda-feira (20) que famílias unipessoais (formadas por apenas uma pessoa) não precisarão mais passar por entrevista domiciliar para atualizar o Cadastro Único nos casos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e à revisão cadastral do Programa Bolsa Família. A medida segue a Portaria nº 1.199, publicada em 15 de julho de 2026 pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e tem caráter temporário, com validade até julho de 2027.

De acordo com o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, a atualização poderá ser feita presencialmente em qualquer unidade de atendimento do Cadastro Único, sem a necessidade de visita à residência, exceto em situações específicas previstas na norma.

“As entrevistas domiciliares continuam obrigatórias apenas para novos ingressos no Programa Bolsa Família e para famílias que estejam em processos de averiguação cadastral ou de apuração de indícios de irregularidades”, explicou o secretário.

Salvador conta atualmente com 52 postos de atendimento do Cadastro Único que funcionam sem necessidade de agendamento. A rede é formada pela Unidade Central, no Comércio; pelas unidades descentralizadas de Cajazeiras, Pau da Lima e Subúrbio; além de 26 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sete Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), dez Prefeituras-Bairro, os Centros POP Mares e Djalma Dutra e as unidades do Restaurante Popular em São Tomé de Paripe e Fazenda Coutos.

Para realizar o cadastro ou atualizar as informações, o responsável familiar deve apresentar, preferencialmente, CPF, documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Também é recomendável levar os documentos originais dos demais integrantes da família, principalmente o CPF.

Júnior Magalhães reforçou que a atualização cadastral não garante o ingresso automático em programas sociais. “A inscrição ou atualização no Cadastro Único não gera inclusão automática no Bolsa Família, no BPC ou em qualquer outro benefício social. A concessão depende do cumprimento dos critérios previstos em lei, da disponibilidade orçamentária e dos processos de seleção realizados pelos órgãos responsáveis”, ressaltou.

Panorama – Dados do sistema Cecad do Cadastro Único, atualizados até junho de 2026, mostram que Salvador possui 595.913 famílias cadastradas, das quais 229.492 são unipessoais. Do total, 498.325 famílias estão com o cadastro atualizado. Atualmente, 293.955 famílias recebem o Bolsa Família na capital, sendo 74.781 compostas por apenas uma pessoa.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige