Salvador, 31 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

‘Aula Viva’: ação gratuita no Subúrbio reforça interação entre equipamentos culturais e Salvador

A Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado realizam, ao longo do mês de setembro, uma programação educativa voltada para a articulação entre memória, cultura, artes e sustentabilidade. As atividades integram práticas corporais, intervenções artísticas, contação de histórias, oficinas, cursos e cineclube, convidando o público a vivenciar experiências críticas, lúdicas e inclusivas. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

Entre as iniciativas, o destaque é a “Aula Viva: Leituras de Salvador”, que ocorre na quinta-feira (18), às 14h, no Quintal Sensorial, localizado no bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário. Conduzida pela pedagoga Ivana Magalhães e pela coordenadora pedagógica do espaço, Ana Carla Paixão, a atividade reforça a interação entre os equipamentos culturais e a cidade, promovendo vínculos entre educação, patrimônio e comunidade.

Para Ivana, a proposta amplia a vivência dos participantes com a cidade. “A Aula Viva é uma metodologia pedagógica que busca dinamizar e intensificar a interação durante as aulas, propondo um contato direto com o conteúdo para promover um aprendizado mais profundo. Os participantes terão a oportunidade de interpretar a cidade de Salvador sob a ótica ambiental, explorando as sensações e os aromas que o projeto proporciona”, explicou.

Segundo o gerente de Educação e Conteúdo da Casa das Histórias e da Galeria Mercado, Nell Araújo, a proposta é aproximar a população de espaços de relevância cultural e patrimonial de Salvador. “O projeto Aula Viva: Leitura de Salvador visa contribuir para a ampliação do conhecimento e do pertencimento das pessoas com espaços de simbologia e importância, além de dar visibilidade a locais que têm um trabalho significativo no campo da cultura, da arte e do nosso patrimônio, espalhado pela cidade”, contou.

A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link (https://docs.google.com/forms/d/1Ss67VNElzjiXhhIp7RYPDtQfBGxHgtxk0eJMa2K9HSQ/viewform?edit_requested=true).

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos