Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia busca referência em tecnologia para produção de biocombustível a partir da macaúba

Representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia cumprem, nesta semana, uma missão técnica em Montes Claros (MG), onde visitam a AgriPark, centro de inovação tecnológica agroindustrial da Acelen voltado ao desenvolvimento da cadeia produtiva da macaúba. A iniciativa tem como objetivo conhecer o modelo implantado em Minas Gerais e reunir experiências que poderão contribuir para a consolidação do projeto na Bahia.

A macaúba, palmeira nativa com grande potencial de produção no semiárido baiano, será a principal matéria-prima para a fabricação de diesel verde (Hydrotreated Vegetable Oil – HVO) e combustível sustentável de aviação (SAF), considerado um dos principais caminhos para a descarbonização do transporte aéreo.

A visita técnica ocorre em um momento estratégico, já que a Acelen está em fase de implantação das unidades agrícola e agroindustrial nos municípios de Cachoeira e Mucugê. O projeto prevê investimentos de R$ 12 bilhões e capacidade de produção de 1 bilhão de litros de diesel verde e SAF por ano, com início da operação previsto para 2029.

Além de impulsionar a produção da macaúba no estado, o empreendimento deverá fortalecer a participação da agricultura familiar, aproveitando o conhecimento e a estrutura já existentes para o cultivo e beneficiamento da cultura. A expectativa é de geração de emprego, renda e novas oportunidades de desenvolvimento econômico, especialmente nas regiões produtoras.

Outro impacto esperado é o avanço da inovação tecnológica no agronegócio baiano, aliado à adoção de práticas sustentáveis. O projeto prevê a utilização do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), modelo que contribui para uma agricultura de baixo carbono e para a recuperação ambiental das áreas produtivas.

Reconhecida pelo elevado rendimento na produção de óleo vegetal, a macaúba apresenta desempenho superior ao da soja para a fabricação de biocombustíveis. Além disso, possui alta capacidade de captura de carbono da atmosfera. Estudos apontam que combustíveis produzidos a partir da macaúba podem reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação aos combustíveis fósseis convencionais.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige