O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte do deputado estadual Alan Sanches, ocorrida na madrugada de sábado (17), após um infarto. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado no mesmo dia.
Nas redes sociais, Jerônimo manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas do parlamentar e destacou o respeito à trajetória política de Alan Sanches. Durante agenda no município de Formosa do Rio Preto, ainda no sábado, o governador lamentou publicamente a morte do deputado, que atuava como vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Ele ressaltou que, apesar das divergências políticas, mantinha com Alan uma relação institucional baseada no diálogo e no respeito democrático.
A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos, também decretou luto oficial de três dias no âmbito do Legislativo estadual. Em pronunciamento, ela destacou a importância de Alan Sanches para a política baiana e classificou a morte como uma perda significativa, lembrando que o parlamentar se preparava para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições. Ivana relembrou ainda a convivência e a relação de respeito e parceria construída ao longo dos anos no parlamento.
Alan Sanches sofreu uma parada cardíaca, chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. O sepultamento está marcado para este domingo (18), às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas. Antes, será celebrada uma missa na Alba, às 9h.
Filiado ao União Brasil, Alan Sanches exercia mandato de deputado estadual e era uma das principais lideranças da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. Nos bastidores, articulava sua candidatura a deputado federal.