Foi inaugurado nesta segunda-feira (18), em Salvador, o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A nova unidade, que começará a operar em setembro, terá sede física no Caminho das Árvores, compartilhando espaço com a BahiaInveste. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, FIEB, Sebrae e a própria ApexBrasil, e visa ampliar o apoio às empresas baianas na internacionalização e atração de investimentos.
A instalação do escritório ocorre em um momento estratégico para o estado, que enfrenta os efeitos do recente aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos como mel, pescado, pneus, manga e outras frutas. A nova representação será a segunda da ApexBrasil no Nordeste — a primeira fica em Recife (PE) — e tem como missão fortalecer a presença institucional da agência na região.
Durante o evento, foram assinados o Termo de Autorização para a abertura do escritório, um memorando de entendimentos entre a agência e o Governo da Bahia, e termos de cooperação técnica com a BahiaInveste, FIEB e Sebrae.
“O estado tem um potencial de crescimento enorme pelo algodão, pela soja, pelo petróleo, pela celulose e tem condições de ganhar mais e mais mercados no mundo. Nos somamos agora à BahiaInveste, com um plano de conviver com as tarifas criadas pelo governo americano e apoiar na diversificação de mercados para essas empresas que vendem para os Estados Unidos”, explicou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que a iniciativa representa um passo importante para consolidar o papel da Bahia como protagonista na agenda de exportações. “A gente vai fortalecer o setor empresarial e a estrutura de governo para garantir que a Bahia continue com destaque na agenda de exportação”, afirmou.
Presente no evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, pontuou que o mundo atravessa um momento delicado e que é preciso “inteligência emocional” para negociar. Já o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, acredita que o escritório Apex será importante para quem já exporta e para quem ainda não trilhou este caminho. Ele defendeu que a Bahia “precisa perseguir o encadeamento produtivo” para avançar na sua competitividade.
InvestHub Indústria e apoio estratégico
A FIEB também aproveitou a ocasião para apresentar o projeto InvestHub Indústria, uma plataforma integrada de apoio ao investidor. Funcionando como um “one-stop-shop”, o serviço busca facilitar decisões empresariais e acelerar projetos industriais no estado, com suporte técnico, articulação institucional e soluções sob medida para empresas nacionais e internacionais.
Como parte da estratégia, foi firmado um Memorando de Entendimento entre FIEB e BahiaInveste, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico e industrial da Bahia.
Capacitação para exportar
Desde 2008, a Rede CIN (Centro Internacional de Negócios) das Federações de Indústria e a ApexBrasil, realizam uma série de atividades voltadas à melhoria da competitividade e internacionalização das empresas baianas, especialmente as de menor porte. Nos últimos cinco anos, a parceria viabilizou atendimento de cerca 1.500 empresas baianas, através de uma série de atividades de capacitação empresarial, a exemplo do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) que, desde o seu início até 2023, contou com o apoio do IEL Bahia.
O programa também apoiará missões internacionais em território baiano e a preparação de produtos para atender às exigências dos mercados externos. A empresária Danielle Sales, proprietária da Tem Dendê Gourmet, especializada na produção de acarajés congelados, compartilhou sua experiência com o programa.
“A gente já recebeu pedidos da França, Canadá, China, Portugal. Agora temos feito uma adequação do produto para exportação, com um teste de prateleira, ampliando o tempo de validade do nosso produto. Tivemos formação sobre posicionamento de marca, sobre embalagem. Isso foi muito bom, fundamental”, relatou.
Outras duas empresárias apoiadas pelo Peiex e pelo Projeto Origem Bahia, tocado pelo CIN FIEB e Sebrae, Priscila Santos, da éDolce, e Leilane Benevides, da Benevides Chocolates, também deram seus depoimentos, ressaltando como o apoio institucional foi essencial para o crescimento de seus negócios e das vendas para o exterior. “A marca nasceu em 2018 de olho no potencial do cacau fino. E foi no Peiex Cacau e Chocolate, promovido com apoio do IEL, que, no mesmo ano, já participamos do Salão do Chocolate, evento internacional. Hoje, fazemos releituras dos sabores tipicamente baianos” contou Leilane.
Durante a cerimônia, foi lançado o Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que atenderá 350 empresas baianas com capacitação e consultoria. O objetivo é ampliar a competitividade das empresas e facilitar o acesso a mercados internacionais. Inicialmente, o programa atenderá empresas de quatro regiões: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista.
Foto: Jefferson Peixoto/ Coperohoto/ Sistema FIEB