Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Baile elege Rainha, Princesa e Miss Simpatia da terceira idade para Carnaval no Pelourinho

Concurso do Bloco Quero Ver o Momo reuniu 14 mulheres idosas e reafirmou seu protagonismo na folia momesca

O público conheceu, neste domingo, 1º, as representantes que formam a Corte Momesca da Melhor Idade do Bloco Quero Ver o Momo. Três mulheres, com idades entre 71 e 81 anos, receberam os títulos de Rainha, Princesa e Miss Simpatia durante a disputa, que reuniu 14 idosas, no Baile Esperando o Momo, realizado no Largo Quincas Berro D’Água.

Em um desfile carregado de carisma, estilo e sustentabilidade, as idosas se apresentaram com vestimentas que homenageavam o tema da agremiação para o Carnaval 2026, o Samba Junino, confeccionadas pelo artista plástico Joaquim Assis. As finalistas foram avaliadas por um corpo de jurados formado por Sueli da Conceição, coordenadora de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa no Estado da Bahia; Nildinha Fonsêca, diretora do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia; e Levite França, estilista e artista da moda sustentável.

Ao final da tarde, sob muita emoção e ovacionadas pelo público, foram anunciadas as vencedoras: Marivalda Ferreira, de 81 anos, recebeu a faixa de Miss Simpatia; Maria Cleonice Santos, de 71 anos, foi nomeada Princesa; e Tarcilia Bomfim, de 77 anos, foi coroada Rainha.

A Realeza Momesca da Melhor Idade desfilará em ala de destaque no Bloco Quero Ver o Momo, como acontece tradicionalmente há cinco anos, no domingo de Carnaval, no Circuito Batatinha. Neste ano, o bloco leva às ruas do Centro Histórico de Salvador a energia dos antigos carnavais, com a Banda Recordar, e as raízes afro-baianas do samba duro — Patrimônio Imaterial da Cultura de Salvador — com o Samba Fogueirão, além das alas culturais com baianas, mestres e mestras do Samba Junino, entre outros.

Pela primeira vez, o Quero Ver o Momo realiza a folia solidária, na qual o folião troca 2 kg de alimentos não perecíveis pela camisa do bloco, no Balcão Samba Vivo, localizado no piso L4 do Shopping Piedade, entre os dias 03 e 12 de fevereiro. Os alimentos arrecadados serão doados a duas instituições sociais parceiras no mês de março deste ano.

A Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo é uma entidade apoiada pelo Programa Ouro Negro, iniciativa do Governo da Bahia que fortalece a cultura popular e identitária do estado. Em 2026, o Ouro Negro tem investimento recorde na valorização de blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio. Com esse apoio, a tradição e a ancestralidade são protagonistas no carnaval e nas festas populares da Bahia.

SERVIÇO

O que: Bloco Quero Ver o Momo 2026

Quando: 15 de fevereiro (domingo de Carnaval), às 16h – Concentração na Rua Alaíde do Feijão, próximo ao Boteco do Viajante às 15h

Onde: Circuito Batatinha (Pelourinho – Centro Histórico de Salvador)

Atrações: Samba Fogueirão, Banda Recordar, alas culturais e mais

Kit folião solidário: 2kg de alimentos não perecíveis com troca no Balcão Samba Vivo (Shopping Piedade – L4)

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige