Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bracell e Senar formam primeira turma de Técnico em Florestas na Bahia

Iniciativa pioneira no estado reforça compromisso com a qualificação de comunidades rurais e colaboradores da empresa

A primeira turma do Curso Técnico em Florestas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Bracell se formou neste sábado (11). Ao todo, 23 alunos concluíram a capacitação, iniciada em 2024, que contou com a participação de moradores de comunidades rurais das áreas de atuação da Bracell, além de colaboradores da empresa.

Com atividades práticas em diversas áreas da Bracell, como pesquisa, viveiros, silvicultura, colheita e logística, o curso oferece formação técnica e desenvolve competências profissionais necessárias para atuar no planejamento, execução e controle de processos de produção florestal, além de conhecimento sobre legislação técnica, segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social.

O impacto desse investimento pode ser visto na trajetória de Pedro Ivo Paixão, assistente de Certificações da Bracell, um dos formandos. “O curso tem sido um grande diferencial no meu desenvolvimento dentro da empresa, que demonstra seu compromisso ao investir na formação de colaboradores e também na comunidade”, afirma. Pedro iniciou sua jornada na Bracell como jovem aprendiz, em 2023, e, após seu desempenho foi efetivado, consolidando uma trajetória marcada por aprendizado contínuo.

Para Pedro, a vivência no curso também ampliou a sua visão sobre o negócio. “Poder conhecer toda a cadeia produtiva, passando por diferentes áreas, mostra como cada setor contribui para os resultados. Além disso, ter a oportunidade de compartilhar esse conhecimento torna a experiência ainda mais enriquecedora”, destaca.

Além de desenvolver seus colaboradores, a iniciativa amplia o acesso à educação profissional ao incluir moradores das comunidades vizinhas às operações. A seleção priorizou participantes vinculados a projetos sociais da companhia, reforçando o papel da empresa como agente de transformação local.

“Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável inclui a capacitação das nossas pessoas e comunidades do entorno da nossa operação. Por isso, investimento em iniciativas transformadoras, como esse curso, que contribui para a formação técnica dos participantes, deixando-os mais preparados para o mercado”, pontua Eduardo Penhalosa, gerente de Recursos Humanos da Bracell Bahia, reforçando que a iniciativa está alinhada à estratégia da Bracell de fortalecer seu programa de sucessão, formando profissionais qualificados para o setor florestal.

 

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e especial, com expertise no cultivo sustentável de eucalipto. Presente no Brasil desde 2003, integra o grupo Royal Golden Eagle (RGE), com sede em Singapura. A companhia conta com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no país – em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP) — além de escritório administrativo em Singapura e estruturas comerciais na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com.

 

 

Veja também

unnamed
Artilharia, título estadual e 65 jogos: Marcelinho encerra passagem pelo Barra
O atacante Marcelinho tem 199 partidas como atleta profissional. Até então, a equipe que ele mais defendeu...
urna
Plebiscito: eleitores de 6 cidades decidem transferência de distritos
Mudanças de território afetam municípios em Mato Grosso e Paraná Eleitores de seis municípios brasileiros...
Oswaldinho
Morre Oswladinho do Acordeon, referência do forró, aos 72 anos
Uma das referências da sanfona, considerado um dos músicos mais importantes do forró, Oswaldinho do Acordeon,...
Card_Seminario_Producao_Florestal_Pedrao
Pedrão recebe seminário sobre produção florestal baiana na quinta (29)
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Associação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos