Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

BYD alcança topo do varejo automotivo em 4 anos de mercado

Marca celebra liderança inédita entre todas as montadoras e transforma conquista em um agradecimento a quem escolheu fazer parte da revolução da mobilidade

Em abril de 2026, exatamente quatro anos após a entrega do primeiro carro de passeio no país, a BYD conquistou a liderança geral no varejo automotivo brasileiro, ranking que considera exclusivamente as vendas para pessoas físicas nas concessionárias. Um feito histórico: é a primeira vez que uma marca de veículos eletrificados chega ao topo do mercado no Brasil. Também é a ascensão mais rápida de uma empresa no segmento.

Com 14.911 unidades emplacadas no mês somente no varejo, a greentech não apenas lidera, mas redefine o ritmo da indústria e acelera rumo ao objetivo de se tornar, até 2030, a marca que mais vende carros no país.

A conquista reforça o papel da BYD como protagonista na expansão dos veículos eletrificados no Brasil. Ao trazer tecnologia de ponta a preços mais competitivos, com modelos como o BYD Dolphin e o BYD Dolphin Mini, a marca democratizou o acesso à eletrificação, antes restrita a nichos premium, e impulsionou todo o setor.

“A democratização não é apenas tornar a tecnologia mais acessível, mas ampliar o próprio mercado e torná-lo mais atrativo para o consumidor. A BYD está na vanguarda da tecnologia e isso nos dá a responsabilidade de puxar todo o mercado nesse sentido. Afinal, ter um carro elétrico parecia um sonho distante para a maioria da população até bem pouco tempo e hoje essa opção já é real para centenas de milhares de pessoas”, completa Baldy.

Quando analisamos o ranking geral de vendas, a BYD entregou o primeiro carro em abril de 2022 e, no ano passado, pouco mais de três anos depois, a marca terminou na 8ª posição. A disparada de vendas começou em junho de 2023 quando começou uma revolução com o lançamento do BYD Dolphin por menos de R$ 150 mil, permitindo à empresa alcançar o 15º lugar do ranking naquele ano. Em 2024, ampliou o alcance com o BYD Dolphin Mini, ainda mais acessível, posicionando a companhia na 10ª colocação.

Expressivos saltos seguidos que culminaram a este momento, em que a BYD atinge o topo do ranking do varejo.

“A BYD já havia batido seu recorde histórico em março deste ano, com mais de 16 mil veículos emplacados no mercado geral, e agora nós superamos significativamente essa marca em abril, com mais de 18 mil unidades”, destaca Fábio Lage, diretor comercial da BYD do Brasil. “O resultado do primeiro quadrimestre mostra bem esse avanço, com uma expansão de 86% em relação ao mesmo período do ano anterior.” Detalhando os números, nos primeiros quatro meses de 2026 a empresa emplacou mais de 56 mil veículos, frente a 30 mil no mesmo período de 2025.

Os comentários estão desativados.

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei