Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

BYD é líder de vendas em Salvador no varejo para o mês de dezembro

Empresa fecha o acumulado de 2025 já ostentando a terceira posição no pódio geral

image.png
A BYD foi a grande protagonista do mercado automotivo em Salvador. Na capital baiana, a marca alcançou a liderança de vendas no varejo para o mês de dezembro, com uma fatia de mais de 13% do mercado, superando marcas tradicionais que atuam na cidade, como Volkswagen, Fiat e GM.

Salvador é uma cidade estratégica para a BYD devido à proximidade de seu complexo fabril em Camaçari e a companhia segue investindo na expansão de suas vendas com o objetivo de alcançar a liderança nacional do mercado automotivo até 2030.

Olhando para o acumulado do ano, a BYD já chegou ao pódio e passou a ocupar a terceira colocação geral do ranking de 2025, em uma distância muito próxima do segundo e do terceiro lugar.

image.png

SUCESSO NA BAHIA

Ainda em 2025, a marca registrou outra conquista regional em uma das cidades mais importantes no estado: Vitória da Conquista. Na cidade, a BYD ficou em primeiro lugar no acumulado do ano, com mais de 16% de participação do mercado e com 492 unidades comercializadas, ultrapassando marcas tradicionalmente consolidadas na região, como Hyundai, Toyota e Caoa Chery.

image.png

CRESCIMENTO NO BRASIL

A BYD teve grandes conquistas no mês de dezembro, quando alcançou a segunda posição em vendas no varejo de automóveis no Brasil, com mais de 13 mil unidades emplacadas, colocando-se à frente de companhias tradicionais como GM, Fiat e Toyota. Foram 12,52% de participação de mercado nesse segmento, um passo relevante rumo ao objetivo de liderar o setor automotivo brasileiro até 2030.

O fechamento do ano de 2025 consagrou a BYD em sétimo lugar entre as marcas de carros que mais emplacaram veículos leves (não comerciais) no Brasil, com 111.683 unidades registradas, o que garante também uma participação de 5,59% de toda a indústria de automóveis. Considerando a soma com comerciais leves no acumulado de 2026, a empresa fica em oitavo lugar, ainda no top 10, representando uma participação de 4,43% do mercado.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. image.png

Os resultados de 2025 significam um crescimento superior a 47% em relação aos mais de 76 mil veículos vendidos em 2024. Desse volume, 101.448 carros são apenas do segmento do varejo, consolidando a marca na 5ª posição do ranking, com 9,57% de market share e deixando para trás montadoras tradicionais que atuam há décadas no Brasil, como Toyota e Honda. Ainda, entre as 10 marcas que mais venderam no varejo, considerando automóveis e comerciais leves, a BYD foi a que mais cresceu em 2025 no comparativo com o ano anterior tanto em volume (+ 36.003) quanto em percentual (+46,87%).

Em dezembro, no varejo, a BYD foi a marca mais vendida em todo o estado de Alagoas, que abraçou a marca e a posicionou no topo do ranking. A empresa ultrapassou montadoras como Fiat e Volkswagen, assumindo também a liderança nas cidades de Arapiraca e Maceió.

Além disso, a BYD manteve a primeira colocação por dois meses consecutivos em Brasília (DF) e Salvador (BA).

A marca também alcançou a segunda posição entre as mais vendidas nas capitais Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

“O ano de 2025 marca uma virada definitiva para a BYD no Brasil. Alcançamos nosso melhor desempenho impulsionados por um portfólio altamente competitivo e pela rápida expansão da nossa rede de concessionárias, acompanhando uma mudança clara na escolha do consumidor. Não é crescimento pontual, é a verdadeira revolução do mercado”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto.

A trajetória da BYD no Brasil é notável: ao chegar ao país em 2022, a montadora vendeu apenas 260 veículos. No ano seguinte, em 2023, registrou um salto expressivo de 6.800%, com cerca de 17 mil carros emplacados. Já em 2024, a empresa consolidou seu crescimento no mercado brasileiro ao superar 76 mil veículos eletrificados vendidos, um recorde histórico. Em 2025, a BYD manteve sua curva ascendente e alcançou a marca de mais de 112 mil carros eletrificados vendidos em um único ano, reforçando sua posição como uma das marcas que mais crescem no setor automotivo no Brasil.

image.png

“Esse desempenho é fruto de uma estratégia clara, centrada no cliente e sustentada por investimentos contínuos em inovação e sustentabilidade. Foi assim que assumimos a liderança dos veículos eletrificados e passamos a disputar, de igual para igual, o topo do ranking geral, superando marcas tradicionais e consolidando a BYD como uma nova referência da indústria automotiva no Brasil”, completa o executivo.

Os modelos mais vendidos da BYD em 2025 foram:

● BYD Dolphin Mini (32.459);

● BYD Song Pro (22.526);

● BYD Song Plus (16.680);

● BYD Dolphin GS (12.263).

LIDERANÇA ABSOLUTA NOS ELETRIFICADOS

Em 2025, ainda segundo dados da Fenabrave, a BYD segue na liderança absoluta em veículos eletrificados. No segmento de elétricos (BEV) a marca garante 72% de market share com 57.089 unidades emplacadas, o que significa precisamente 2,62 vezes a soma de todos os outros fabricantes da lista combinados.

image.jpeg

O resultado expressivo também se estende ao segmento de híbridos, no qual a empresa lidera com participação de 27% e 54.577 unidades, quase 12 mil veículos acima da Fiat, que ficou em segundo. De todos os emplacamentos da marca, 51% são referentes aos carros elétricos, enquanto os híbridos plug-in representam 49% das vendas.

A BYD lidera o segmento de veículos elétricos no Brasil, e o modelo que ocupa o topo da categoria não poderia ser outro: o BYD Dolphin Mini. Sinônimo de carro elétrico, o modelo é o único a ultrapassar a marca de 50 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, em 2024. Ao lado de seu “irmão mais velho”, o BYD Dolphin, o BYD Dolphin Mini acelerou a transformação da mobilidade elétrica e, juntos, atenderam ao desejo dos consumidores brasileiros por um veículo sustentável, com tecnologia de ponta, conectividade e design moderno por um preço competitivo.

“2026 não será apenas mais um ano, será o próximo grande salto. Vamos ampliar investimentos, expandir nossa presença no Brasil e colocar na rua soluções que não seguem tendências, mas definem os rumos da mobilidade no país. O que conquistamos até aqui é só o começo. A BYD tem um plano ambicioso, visão de longo prazo e muita entrega pela frente, e é ao lado dos brasileiros que vamos transformar essa ambição em realidade”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

EXPANSÃO GLOBAL

Em 2025, a BYD consolidou sua posição como líder global na indústria automotiva, à frente da Tesla, ao registrar mais de 4,6 milhões de veículos eletrificados entregues em todo o mundo, seja 100% elétricos ou híbridos plug-in. No mesmo ano, a marca superou 1 milhão de unidades vendidas no exterior, transformando seus mercados fora da China em um importante motor de crescimento internacional.

Além disso, ao expandir sua atuação em vários mercados, a BYD já assumiu a liderança em vários países, como o Uruguai, impulsionando a adoção de veículos eletrificados e consolidando sua posição estratégica no cenário mundial de mobilidade sustentável.

SOBRE A BYD

A BYD é líder global na produção de veículos elétricos e híbridos plug-in. Com mais de 10 anos de atuação no Brasil, mantém fábricas de módulos fotovoltaicos e chassis de ônibus elétricos em Campinas (SP), baterias em Manaus (AM) e veículos de passeio eletrificados em Camaçari (BA). A empresa também atua em sistemas de armazenamento de energia e em soluções de transporte sobre trilhos, sendo responsável pelo desenvolvimento do monotrilho da Linha 17–Ouro do Metrô, em São Paulo. Em 2025, alcançou a marca de 100 mil veículos 100% elétricos vendidos no Brasil e segue firme em sua missão de ajudar a reduzir a temperatura da Terra em 1 °C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...
Richarlison
Richarlison sofre lesão e pode ficar de fora dos gramados por até sete semanas
O atacante Richarlison vive mais um episódio duro em sua carreira. No último sábado (10), durante a partida...
skate
São Paulo será sede do Mundial de Skate Street e Park em março de 2026
A cidade de São Paulo vai receber, entre os dias 4 e 8 de março de 2026, o Campeonato Mundial de Skate...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar