Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

“Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores – 2º Salto” apresenta o espetáculo Em Busca da Ilha Desconhecida, de 07 a 10 de outubro em Salvador

O projeto “Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores – 2º Salto” realiza, de 07 a 10 de outubro, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°, o espetáculo Em Busca da Ilha Desconhecida (2016), do Coletivo DUO, com duas sessões diárias e gratuitas – às 09h30 e 14h30, acessibilidade em Libras, audiodescrição e atendimento especializado. Inspirada no conto de José Saramago, a montagem fala sobre amizade, persistência e coragem, com dramaturgia e canções originais de Saulus Castro (co-fundador do DUO).

Além das apresentações de “Em Busca da Ilha Desconhecida”, no 2º Salto destacam-se ainda as oficinas “O Jogo Físico na Cena” (Israel Barretto) e “Iniciação às Musicalidades Nordestinas” (Marcelo Saback) – a serem realizadas entre 23 de setembro e 03 de outubro em escolas estaduais de Salvador , além do Baú dos Sonhos, intervenção que estimula crianças e jovens a registrarem desejos e memórias coletivas.

Criado em 2023, o Cabriola é um pensamento-ação voltado às infâncias, que leva estudantes e professores da rede pública ao teatro, oferecendo transporte, logística e mediações culturais, além de oficinas artísticas nas escolas. Com compromisso de inclusão social, o Cabriola oferece acessibilidade atitudinal, arquitetônica e comunicacional às pessoas com deficiência (PCDs).

Em sua primeira edição – realizada em duas etapas nos anos de 2023 e 2024, o projeto mobilizou cerca de 04 mil estudantes e professores, em 18 apresentações teatrais e 22 oficinas. As ações alcançaram 20 bairros de Salvador, entre eles Plataforma, Periperi, Paripe, Águas Claras, Bom Juá e Iguatemi, fortalecendo a presença do projeto especialmente nos territórios do Subúrbio Ferroviário. A logística incluiu 50 ônibus utilizados e 4.300 lanches distribuídos, garantindo a participação efetiva do público.

O Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores – 2º Salto conta com o patrocínio do Porto Cotegipe através da Lei de Incentivo a Projetos Culturais – Lei Rouanet, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

O espetáculo

Primeiro espetáculo infantojuvenil do Coletivo DUO, Em Busca da Ilha Desconhecida parte do conto homônimo de José Saramago para falar de amizade, persistência e coragem de perseguir os sonhos. A dramaturgia acompanha dois jovens que decidem enfrentar todos os desafios para encontrar um território nunca habitado – uma ilha que ninguém jamais alcançou.

Em cena, Saulus Castro, Israel Barretto, Nina Andrade e João Vitor convidam o público de todas as idades a mergulhar em um universo poético, marcado pela musicalidade ao vivo e pela força do imaginário e da cultura popular ibero-nordestinas. Mais do que uma aventura, o espetáculo é uma fábula que reafirma a arte como salto para a liberdade criativa e para a educação social de crianças, jovens e adolescentes.

Com dramaturgia, encenação e canções originais de Saulus Castro, a montagem estreou em 2016 e segue circulando por festivais, feiras literárias e temporadas teatrais. Em 2025 participou dos Festivais Internacionais de Teatro de Curitiba (Curitiba/PR) e Utopia Festival de Teatro (Governador Mangabeira/BA)

Pesquisa, consultorias e oficinas
Fundado em 2010, o Coletivo DUO tem em seu repertório nove espetáculos, e cada criação se configura como um salto: um gesto arriscado de persistência, imaginação, transformação e sonho nestes 15 anos de caminhada que o Duo vem chamando de “Bodas de Resiliência”. O Cabriola emerge como desdobramento essencial da pesquisa artística, pedagógica e social do grupo – um processo criativo contínuo que integra arte e educação.

Em 2025, o projeto também gerou renda e oportunidades de trabalho para novos profissionais, convocando estagiários e mediadores de cursos como Teatro, Pedagogia e Produção Cultural de universidades públicas, fortalecendo a ponte entre formação acadêmica e prática social. Tudo isso se torna possível com o apoio financeiro e institucional da Porto Cotegipe que evidencia a força de uma política pública construída na tríade artistas, iniciativa privada e poder público.

Para Saulus Castro, diretor geral do projeto, esta parceria é fundamental: “Num país ainda marcado por desigualdades históricas, toda ação que aproxima Arte, Educação e Infância precisa ser fortalecida. O Cabriola só existe porque artistas, sociedade civil, empresas e poder público orbitam em torno de um objetivo comum: transformar realidades por meio da arte. É uma política pública viva, coletiva e necessária”, destaca.

Nesses 15 anos, o DUO já realizou intervenções urbanas, workshops, seminários, demonstrações de trabalho e oficinas na Bahia e em outros estados. Idealizou, coordena e produz também o Festival Solos de Teatro da Bahia e o projeto “Tempo cultural: vivência em arte e Cultura”.

Serviço

Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores – 2º Salto

📍 Espetáculo: Em Busca da Ilha Desconhecida (Coletivo DUO)

📅 Data: 07 a 10 de outubro de 2025

🕑 Horários: 09h30 e 14h30

📌 Local: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° (Salvador – BA)

💲 Ingressos: Gratuitos

♿ Acessibilidade: Libras, audiodescrição e atendimento especializado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!