Salvador, 1 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Campanha Outubro Verde de combate à sífilis será lançada em Salvador neste domingo em Bahia x Flamengo

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abre oficialmente neste domingo (5) a campanha Outubro Verde, mobilização nacional, instituída em 2017, que é dedicada à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita. Na capital baiana, a abertura ocorre durante o jogo Bahia x Flamengo, na Arena Fonte Nova, a partir das 18h30.

 

A iniciativa marca o início de um mês inteiro de atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A campanha mobiliza profissionais de saúde, instituições e a sociedade para ampliar a informação, incentivar a testagem e garantir o tratamento adequado, fortalecendo o enfrentamento dessa infecção que ainda representa um importante desafio de saúde pública no Brasil.

 

A sífilis é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais, podendo não apresentar sintomas. Sua transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual desprotegido, mas também pode passar da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a sífilis congênita — uma condição que pode trazer graves consequências para a saúde da criança. Apesar dos riscos, a doença tem cura: o tratamento é simples, seguro e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

 

A mobilização fortalece o cuidado individual e a proteção coletiva, reduzindo a incidência da sífilis e de outras ISTs em Salvador. “A campanha do Outubro Verde é fundamental para quebrarmos o silêncio em torno da sífilis e das demais ISTs. Muitas vezes, o diagnóstico só acontece em estágios avançados, quando já há complicações. Com a testagem rápida e o tratamento gratuito, conseguimos interromper a transmissão, proteger as gestantes e garantir saúde para toda a população. É uma ação de cuidado coletivo que salva vidas”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Sífilis da SMS, Darlene Souza.

 

Programação especial – Ao longo de outubro, a SMS preparou uma série de ações para ampliar o acesso da população à informação e ao diagnóstico precoce. Entre as atividades previstas estão:

 

  • Testagem rápida e gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais em unidades de saúde, locais estratégicos e grandes eventos;
  • Distribuição de preservativos e outros insumos de prevenção, acompanhados de orientação sobre práticas sexuais seguras;
  • Ações educativas em escolas, shoppings, estádios e pontos de grande circulação;
  • Campanhas digitais nas redes sociais da SMS com informações e esclarecimentos à população.

 

Vale destacar que os testes rápidos estão disponíveis durante todo o ano nas 159 unidades de saúde do município. Contudo, durante o Outubro Verde, a oferta será reforçada com equipes itinerantes em diferentes pontos da cidade, ampliando o alcance da campanha e garantindo mais acesso ao cuidado.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos