Salvador, 6 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

CBF anuncia implantação do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro a partir de 2026; veja mudanças

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta terça-feira (12) o regulamento que instituirá o Fair Play Financeiro no futebol brasileiro. A norma começará a valer a partir de janeiro de 2026, com o propósito de disciplinar o controle orçamentário dos clubes e evitar desequilíbrios recorrentes nas finanças das equipes.

TRANSIÇÃO ATÉ 2029 E LIMITE DE GASTOS
O novo modelo será implantado de forma escalonada. Até 2029, os clubes deverão adequar suas contas para que as despesas com salários e amortizações de atletas não superem 70% da receita total.

Outro ponto central é o controle do endividamento de curto prazo, que não poderá ultrapassar 45% da receita anual.

A fiscalização começa ainda em abril de 2026, com acompanhamento das folhas salariais e movimentações no mercado de transferências. O monitoramento financeiro será permanente, com auditorias periódicas.

SANÇÕES E ETAPAS DE CONTROLE
O regulamento prevê um sistema de punições progressivas. A primeira infração obrigará o clube a apresentar um plano de ajuste financeiro, passando a ser acompanhado pela CBF.

A partir da segunda violação, as penalidades poderão incluir advertência pública, multa, retenção de receitas, restrição para registrar atletas (transfer ban), dedução de pontos, rebaixamento e até a cassação da licença de clube.

Segundo a CBF, o objetivo é criar um mecanismo de “controle preventivo, e não apenas punitivo, para garantir sustentabilidade de longo prazo”.

REGRAS PARA CLUBES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Equipes que ingressarem em recuperação judicial ou acordo coletivo com credores também terão regras específicas a partir de abril de 2026.

Durante o processo, o valor da folha de pagamento não poderá ultrapassar a média dos três meses anteriores ao pedido judicial, impedindo aumentos de gastos.

Nas janelas de transferências, o clube só poderá contratar se vender jogadores em valor equivalente, evitando que a dívida aumente durante o período de reestruturação.

CONTROLE DE DÍVIDAS E EQUILÍBRIO OPERACIONAL
Os clubes precisarão regularizar novas dívidas até janeiro de 2026, enquanto as pendências anteriores terão prazo até novembro do mesmo ano.

Entre 2026 e 2027, haverá fase de adaptação. A partir de 2028, será obrigatório apresentar resultados operacionais equilibrados, com receitas relevantes iguais ou superiores às despesas.

O Fair Play Financeiro da CBF adota parâmetros semelhantes aos utilizados pela UEFA, mas com ajustes à realidade do futebol brasileiro, que possui estrutura de receitas e dívidas distintas.
O documento ainda passará por ajustes finais até 26 de novembro, quando será publicado em versão definitiva.

Bahia Notícias

Veja também

55635221513_d3f53b3ecf_k
Bahia sofre virada do Cruzeiro e permanece na sexta colocação
Em partida bem disputada no Mineirão, o Bahia precisava vencer para se aproximar de vaga no G-4 do Brasileirão....
palmeiras
Palmeiras goleia o Remo por 6 a 1 e segue na cola do Flamengo
O Palmeiras aplicou uma goleada de 6 a 1 sobre o Remo, no Nubank Parque, em partida válida pela 34ª rodada...
whatsapp_image_2026-11-05_at_20.11
Lula vai criar Ministério da Segurança Pública com Medida Provisória
Nova pasta foi uma das promessas de campanha do presidente reeleito O presidente Luiz Inácio Lula da...
lula
Lula quer economia arrumada para atrair investimentos
Presidente defende parcerias para explorar minerais estratégicos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos