Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

CBF retifica comunicado sobre violência em jogo da Sul-Americana e pede desculpas à AFA e Conmebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás e retificou, na noite da última quinta-feira (21), um comunicado publicado inicialmente sobre os episódios brutais e violentos que interromperam a partida entre Independiente e Universidad de Chile. O episódio ocorreu no Estádio Libertadores da América, em Avellaneda, no confronto que foi válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

De acordo com a entidade, a primeira nota foi divulgada sem a autorização do presidente Samir Xaud, que já mantinha conversas diretas com a Conmebol e com a Associação do Futebol Argentino (AFA) a respeito do episódio.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que a nota publicada nesta manhã em seu site e em seus canais digitais sobre os episódios de violência no estádio de Avellaneda foi divulgada sem a anuência do presidente da entidade, que já mantinha diálogo direto com a Conmebol e com a Associação do Futebol Argentino (AFA) sobre o ocorrido”, destacou o novo comunicado.

A retificação também reforçou a relação de parceria da CBF com outras entidades do continente e buscou minimizar o desgaste causado pela primeira publicação, que irritou principalmente a AFA. O texto ainda ressaltou o vínculo histórico de respeito com a federação argentina.

“A CBF lamenta a forma como se deu a publicação, pede desculpas por eventuais mal-entendidos e reafirma sua confiança nas medidas que vêm sendo discutidas conjuntamente entre as entidades, no sentido de prevenir a repetição de incidentes semelhantes”, acrescentou.

“Em particular, a relação entre a CBF e a AFA sempre foi guiada pelo respeito, admiração mútua e compromisso compartilhado de fortalecer o futebol em nossa região.”

Na nota inicial, divulgada pela manhã, a entidade brasileira havia classificado os acontecimentos em Avellaneda como “barbárie” e cobrado da Conmebol “rigor total na apuração dos fatos ocorridos, com investigação célere e transparente, e que os responsáveis sejam identificados e punidos com severidade”.

Enquanto a polêmica em torno dos comunicados se desenrolava, a Conmebol segue apurando os incidentes no estádio. Segundo informações da Universidad de Chile, 12 torcedores precisaram de atendimento hospitalar, sendo um deles encaminhado para a UTI. Oito já receberam alta. A partida estava empatada em 1 a 1 quando foi suspensa.

Também na quinta, um suposto comunicado oficial da Conmebol apontava a exclusão das duas equipes da competição. O Bahia Notícias entrou em contato com a assessoria da entidade, que revelou que o documento era falso.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

ceplac
CEPLAC: Novo decreto reposiciona instituição como potência nacional em pesquisa e sustentabilidade
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão histórico do Ministério da Agricultura...
Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!