Salvador, 10 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Celebrações na orla de Camaçari reverenciam Yemanjá na próxima segunda-feira

Desde as primeiras horas do dia 2 de fevereiro, próxima segunda-feira, devotos entregam nas águas que banham a orla de Camaçari as honrarias a Yemanjá, rainha das águas, mares e oceanos. Com alvorada de fogos, cortejos e procissões marítimas, as celebrações acontecem nas localidades de Itacimirim, Arembepe e Jauá.

Em Arembepe, o festejo em homenagem à grande mãe dos orixás – como é consagrada pelas religiões de matriz africana – tem início às 5h, com o cortejo que terá saída do espaço Preguiçosa, situado ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A procissão levará até a praia os balaios com as oferendas dos devotos aos barcos. Em seguida, as embarcações seguem para o alto-mar para entregar os presentes.

Por lá, a festa continua no palco montado no Largo das Peixarias, em frente à Preguiçosa, com variadas atrações culturais a partir das 11h. Se apresentam o músico Rege FX, as bandas SDL – Samba do Litoral e Chegue Mais, e o cantor Laércia Dantas.

Já em Itacimirim, a entrega dos presentes no dia de Yemanjá acontece às 13h, com cortejo partindo da Praça da Espera. Em Jauá, a saída da procissão está marcada para às 16h, partindo do Barracão dos Pescadores, quando serão levadas as dádivas preparadas para a deusa das águas.

As festividades do Dia de Yemanjá são realizadas pelos moradores de cada localidade, e contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). Vale lembrar que, com o objetivo de proteger o ecossistema marinho, é orientada a entrega de oferendas biodegradáveis, a exemplo de flores naturais, que não agridem o meio ambiente, nem põem a vida marinha em risco.

Foto: Patrick Abreu

Veja também

pierb
Corredor da Vitória: confronto de traficantes com a PM termina com troca de tiros em pier; homem é morto
A troca de tiros entre traficantes e Policiais Militares (PM-BA) terminou com a morte de um homem, nesta...
Isao
Morre Isao Harimoto, recordista do beisebol japonês e sobrevivente da bomba de Hiroshima
O beisebol japonês perdeu nesta quarta-feira (9) um dos maiores rebatedores de sua história. Isao Harimoto...
seleção feminina
MEC aprova regras para as férias escolares na Copa do Mundo Feminina
Cidades-sede e 174 regiões vizinhas devem alinhar calendários O Ministério da Educação (MEC) regulamentou...
Mané Garrincha
Copa do Brasil: Arena Mané Garrincha será o palco da final em Brasília
CBF também definiu nesta quinta os mandos de campo das semifinais A Arena Mané Garrincha, em Brasília,...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos