Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Com apoio da Sesab, Bahia integra mutirão nacional de cirurgias pelo SUS

Com participação expressiva da Bahia e apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), teve início neste sábado (13) o maior mutirão nacional de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), ação do Ministério da Saúde, dentro do Programa Agora Tem Especialistas. A mobilização segue ao longo do domingo (14), em todo o país.

No estado, a ação envolve 12 unidades de saúde, sendo 10 filantrópicas e dois hospitais universitários, com a expectativa de realizar mais de mil cirurgias e mais de 2,5 mil procedimentos ao longo do fim de semana. Estão contemplados no mutirão os municípios baianos de Feira de Santana, Jequié, Capim Grosso, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, garantindo a descentralização dos serviços e o alcance a diferentes regiões da Bahia.

Neste sábado (13), o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, acompanhou de perto o início das atividades em Salvador, com visita ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), unidades que aderiu ao mutirão nacional, juntamente com a Maternidade Climério de Oliveira (MCO).

Durante a agenda, ele destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso da população aos procedimentos especializados. “O programa Agora Tem Especialistas é um exemplo claro de como a união de esforços produz resultados concretos para a população. A integração entre o Governo do Estado, o Governo Federal, os municípios e as entidades filantrópicas fortalece a rede de saúde, amplia a capacidade de atendimento e permite reduzir as filas para cirurgias, garantindo que essa ação chegue de forma efetiva aos baianos”, afirmou.

O mutirão, que integra um esforço nacional inédito para ampliar o acesso da população a cirurgias e atendimentos especializados no SUS, conta com a participação das Santas Casas e outras entidades filantrópicas de todo o país, além de hospitais universitários da Rede Ebserh e hospitais e institutos federais vinculados ao Ministério da Saúde. Em âmbito nacional, a previsão é de realização de 11,5 mil cirurgias, dentro de um total de 61,6 mil procedimentos ofertados simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar