Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Com terminais modernizados, cruzeiros movimentam a costa brasileira na temporada 2025/2026

A temporada de cruzeiros 2025/2026 já tomou conta do litoral brasileiro. Desde outubro, navios voltaram a atracar em diferentes regiões do país, levando milhares de passageiros a destinos que combinam lazer, cultura e paisagens naturais. Na Bahia, estado que concentra o maior volume de escalas do nordeste, 80 navios vão atracar até o final da temporada nos portos de Salvador e Ilhéus. Até abril de 2026, a movimentação segue intensa, conectando cidades, fortalecendo economias locais e consolidando o Brasil como um importante mercado para a indústria global de cruzeiros.

Consulte a programação de navios de cruzeiro aqui.

Ao longo de quase seis meses, mais de 160 roteiros percorrem a costa brasileira, com centenas de escalas em destinos turísticos e portos estratégicos. Salvador, Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Maceió e Balneário Camboriú concentram operações de embarque e desembarque, enquanto cidades como Ilhéus, Angra dos Reis, Búzios, Ilhabela, Porto Belo e Recife recebem visitantes em escalas que impulsionam o comércio, os serviços e a economia local. A temporada também inclui paradas internacionais, conectando o Brasil a outros destinos da América do Sul.

Modernização

Para receber um número cada vez maior de cruzeiristas, e oferecer uma experiência mais confortável e eficiente aos passageiros, os portos brasileiros vêm passando por um processo contínuo de modernização. Sob a coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), as melhorias nos terminais priorizam conforto, segurança e eficiência operacional, além de fortalecer a integração entre as áreas portuárias e as cidades que recebem os navios.

Além das concessões promovidas pelo MPor, a agenda do Ministério inclui autorizações de novos terminais privados e ajustes contratuais que, juntos, representam R$ 5,81 bilhões em investimentos privados no setor portuário apenas em 2025. Os aportes reforçam a atratividade do Brasil para novos investimentos e consolidam uma estratégia de longo prazo voltada à modernização da infraestrutura, à qualificação dos terminais de passageiros e ao fortalecimento do turismo marítimo no país.

“O turismo de cruzeiros cresce quando há planejamento, investimentos e segurança regulatória. Nosso trabalho é preparar os portos brasileiros para oferecer estruturas modernas, eficientes e integradas às cidades, gerando desenvolvimento e oportunidades”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Os resultados desse movimento já são reais. Em 2025, o sistema portuário nacional manteve uma trajetória consistente de crescimento, com 1,16 bilhão de toneladas movimentadas entre janeiro e outubro, confirmando sua capacidade de atender tanto às demandas da logística de cargas quanto ao transporte de passageiros. No mesmo período, a agenda conduzida pelo MPor viabilizou a realização de oito leilões portuários, que somam R$ 10,3 bilhões em investimentos distribuídos por diferentes regiões do país. Entre os empreendimentos contemplados, o Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió (AL) recebeu novos aportes privados voltados à modernização da estrutura e à ampliação da capacidade de atendimento.

Esse ciclo de investimentos também se reflete em terminais já em operação. O Porto do Recife é um dos exemplos, com escalas regulares de navios ao longo da temporada e impacto direto na economia local. Integrado à carteira de projetos estruturados pelo MPor, o terminal está incluído no primeiro bloco de leilões previstos para 2026, assegurando a continuidade das melhorias na infraestrutura dedicada aos cruzeiros e ao fortalecimento do turismo marítimo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar