Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

Consulta pública convoca setor produtivo para debater nova política de fomento ao empreendedorismo de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), convoca os empreendedores soteropolitanos para um momento decisivo: a consulta pública do Programa Empreenda Salvador com o propósito de apresentar, debater e aprimorar a nova política municipal de apoio ao empreendedorismo. O evento será realizado no próximo dia 15, no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade.

 

O encontro visa reunir as vozes de quem vive o dia a dia do mercado local, empreendedores, organizações da sociedade civil, representações de comunidades negras e quilombolas, universidades e demais atores do ecossistema empreendedor de Salvador. Os interessados podem confirmar presença no link https://forms.gle/neYVqeLc7uLx7t7EA.

 

A iniciativa irá ouvir ideias, propostas concretas e soluções que impactem de verdade quem empreende na ponta. A diretriz da gestão municipal tem como foco principal criar uma política moderna que reduza a burocracia e estabeleça mais incentivos e oportunidades reais para os negócios da capital baiana. A proposta busca desamarrar entraves e acelerar o crescimento das empresas, desde o microempreendedor individual até negócios de médio e grande portes.

 

A secretária da Semdec, Mila Paes, destaca a importância da participação do setor produtivo ao ouvir diretamente quais são os principais gargalos e as soluções mais eficientes para o nosso mercado.

 

“Estamos construindo uma política pública que impacta diretamente a geração de emprego e renda por meio do empreendedorismo soteropolitano. Por isso, a escuta ativa é peça fundamental nesse processo para transformarmos Salvador em um ambiente cada vez mais próspero para se investir e empreender”, pontua Mila Paes.

 

Os dados recentes comprovam o bom momento da cidade, que vem se consolidando e liderando a geração de empregos na região Nordeste. Para manter esse ritmo de crescimento, a modernização das leis e o suporte técnico e financeiro ao ecossistema de negócios tornam-se essenciais.

 

A estratégia de desenvolvimento econômico da atual gestão municipal busca facilitar a abertura de empresas, a atração de novos investimentos e a manutenção dos negócios já existentes.

 

Para Maylla Pita, diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, a escuta qualificada de empreendedores é fundamental para a solidez do Programa Empreenda Salvador.

 

“A consulta pública é uma etapa essencial para o desenvolvimento dessa política e nos dá régua e compasso para identificar prioridades e planejar estratégias efetivas, inclusivas e conectadas às demandas reais da população, especialmente nos territórios e entre empreendedores negros, que têm papel central na economia local”, conclui Maylla Pita.

 

A secretária Mila Paes reforça o convite aos empreendedores e empresários para a consulta. “É a grande oportunidade de todos colaborarem com uma legislação que vai ditar o ritmo do nosso desenvolvimento econômico nos próximos anos. Com as atualizações do Empreenda Salvador, vamos impulsionar ainda mais a nossa economia, dando segurança jurídica e fôlego para quem faz a nossa cidade crescer”, conclui.

 

Os comentários estão desativados.

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei