Salvador, 16 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Copa Cajazeiras 2026 começa neste domingo em Salvador

Com apoio do Grupo Aratu, a 19ª edição do torneio reúne 16 equipes no Campo da Pronaica

O futebol de várzea de Salvador ganha mais uma temporada de disputas a partir deste domingo (18), com a abertura oficial da Copa Cajazeiras 2026, evento apoiado pelo Grupo Aratu. Em sua 19ª edição, o campeonato reúne 16 equipes no tradicional Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e promove o encontro entre atletas, torcedores e moradores em torno do esporte comunitário.

A programação de abertura começa às 10h, com o confronto entre Os Belgas e Trem Bala. Às 11h50, Juventude e São Caetano entram em campo para a segunda partida do dia. A competição será disputada ao longo de aproximadamente três meses, com a grande final prevista para 20 de dezembro, quando será conhecido o campeão desta edição.

Criada a partir da mobilização da própria comunidade, a Copa Cajazeiras integra as ações do projeto social Virando o Jogo e tem como proposta incentivar a prática esportiva, promover a inclusão social e fortalecer os vínculos entre os moradores da região.

Ao longo de suas edições, o campeonato também se consolidou como espaço de lazer e convivência para famílias e torcidas, além de contribuir para a movimentação da economia local. Nos dias de jogos, pequenos comerciantes e empreendedores encontram oportunidades para ampliar as vendas e gerar renda.

Mais do que a disputa pelo título, a competição valoriza os atletas que constroem suas trajetórias nos campos de várzea e reforça o papel do futebol como manifestação cultural e elemento de identidade comunitária em Salvador.

TV Aratu amplia a visibilidade da competição

O apoio do Grupo Aratu também se conecta à ampliação da presença da Copa Cajazeiras na programação da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. A proposta é aproximar o público das partidas e destacar as histórias dos atletas, treinadores, árbitros e torcedores que fazem parte do campeonato.

“O futebol de várzea faz parte da cultura e da identidade de muitos bairros de Salvador. Ao apoiar a Copa Cajazeiras e ampliar a presença da competição na programação da TV Aratu, queremos aproximar ainda mais o público dessas histórias e dar espaço aos atletas e personagens que fazem o esporte acontecer nas comunidades”, afirma Matheus Carvalho, Gerente de Conteúdo do Grupo Aratu.

O programa No Campo do 4 será um dos espaços de acompanhamento da competição, com resultados, classificação, destaques, melhores momentos e informações sobre as rodadas. A cobertura também contará com conteúdos nos programas Alô Juca e Aratu Notícias.

As histórias dos personagens do futebol comunitário também terão espaço no quadro Craque da Comunidade, exibido dentro do programa Universo, apresentado por Alex Lopes.

A iniciativa busca ampliar o alcance do futebol de várzea e dar visibilidade aos talentos e às histórias que movimentam as comunidades de Salvador, aproximando ainda mais o público de uma competição que chega à sua 19ª edição.

A Copa Cajazeiras 2026 inicia mais um ciclo de jogos e encontros no Campo da Pronaica, reafirmando a importância do esporte comunitário para a integração social, o lazer e a valorização dos talentos locais.

Foto: @copacajazeiras

Serviço

Evento: Abertura oficial da 19ª Copa Cajazeiras de Futebol de Várzea

Data: Domingo, 18 de outubro de 2026

Horário: A partir das 10h

Local: Campo da Pronaica, Cajazeiras, Salvador (BA)

Jogos de abertura:

10h – Os Belgas x Trem Bala

11h50 – Juventude x São Caetano

Equipes participantes: 16

Previsão da final: 20 de dezembro de 2026

Apoio: Grupo Aratu

Cobertura: TV Aratu / SBT Bahia

Veja também

morar melhor_praia grande_valter pontes secom pms 1
Morar Melhor entrega 100 casas reformadas e chega a mais de 400 imóveis beneficiados em Praia Grande
A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quinta-feira (15), 100 casas reformadas pelo programa Morar...
Nova-Base-do-Samu-na-Paralela_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-3
Atendimento telefônico do Samu terá interrupções temporárias de 40 minutos nas madrugadas entre sexta (16) e segunda-feira (19)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informa que o atendimento telefônico do Serviço de...
Pablo de Souza Col. Heitor Villa-Lobos
Bahia é o Estado com maior proporção de professores e coordenadores pedagógicos concursados e avança na valorização da carreira do magistério público estadual
A Rede Estadual de Ensino da Bahia se destaca por ter a maior proporção de educadores concursados do...
trabalho infantil
Trabalho infantil no país recua 9,2% de 2024 para 2025, aponta IBGE
Pesquisa mostra que ainda há 1,5 milhão de pessoas nessa situação O Brasil tinha 1,499 milhão de crianças...

Opinião

WhatsApp Image 2026-09-30 at 23.25
Jaciara Santos: A sombra de 1964