Alunos das Escolas Municipais Doutor Eduardo Dotto (Praia Grande) e Professora Alexandrina Santos Pita (Pirajá) foram as estrelas da noite desta terça-feira (9) de Natal Salvador 2025 no Centro Histórico. Crianças e adolescentes das duas unidades públicas de ensino deram um verdadeiro show com um coral e com a execução de canções com o acompanhamento de flautas no adro da Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Pelourinho.
A apresentação gratuita no Palco Esperança começou às 17h e seguiu até as 19h. Na seleção musical, clássicos natalinos e também canções que passearam entre Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e a 9ª Sinfonia, de Beethoven. Da plateia, muitos familiares acompanhavam como brilhavam seus filhos, netos, sobrinhos e afilhados enquanto se apresentavam. Muitos visitantes também pararam, avolumando o público.
“É muito bom ver a minha afilhada se apresentando. Cada dia que esses alunos vêm ensaiando e mostrando o talento e aprendizado musical, eles trazem algo para as nossas vidas. E são alunos que se destacam, porque o grupo visa muito o desempenho e a dedicação às aulas. Portanto, os estudantes que fazem parte do coral tiram notas excelentes. É maravilhoso ver que uma escola da Prefeitura está trazendo algo para a sociedade e que dentro das escolas públicas há futuros cantores. Eu também sou mãe de uma aluna de quatro aninhos e eu creio que futuramente ela estará aqui”, contou Tainã Lima, 34.
Para o diretor de Serviços de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação é uma das grandes riquezas do Natal Salvador.
“Recebemos, com muito orgulho, os corais das escolas municipais, que passam o ano inteiro se preparando para subir ao Palco Esperança. É lindo ver as famílias se reunindo para assistir, as crianças cantando com brilho nos olhos, o orgulho no peito e como elas abrilhantam ainda mais a nossa festa. Esse é um projeto de sucesso, que já completa três anos trazendo essas crianças para se apresentarem no nosso Centro Histórico e tornando o Natal Salvador ainda mais especial”.
Preparação – Professor de música há cinco anos na Escola Municipal Eduardo Dotto, Alex Rocha contou que vinha ensaiando durante todo o ano com os 20 alunos que se apresentaram na última noite pela unidade de ensino.
“Eles aprenderam a tocar Asa Branca, de Luís Gonzaga, e também a 9ª Sinfonia, de Beethoven. Então a gente vai do Nordeste à Alemanha. Para a maioria, as aulas têm sido o primeiro contato com a formação musical. Nós fazemos um trabalho escrito, leitura e aulas práticas. Temos aula de violão às sextas-feiras, com 20 instrumentos, e também temos aulas de flauta. No próximo ano, iniciaremos com a escaleta. A cada ano, eles vão aumentando o nível e eu vejo que são talentosíssimos”.
Todo o esforço com o ensaio, o transporte e a produção, tanto pessoal como do grupo, é compensado com o sucesso e os aplausos da plateia. São gestos que acendem nas crianças uma chama de esperança para o futuro próximo. “Nós ensaiamos bastante com o professor para ficarmos craques na apresentação. No Dia da Consciência Negra, nós também nos apresentamos, e eu falei para o público. Estou muito feliz em poder mostrar o que aprendi”, contou Jasmine Santos, de 11 anos, cursando o 5º ano.
Camile Souza, 11, também disse ter ensaiado muito com o professor, principalmente Sapatinho de Natal, de Otávio Babo Filho, que considera a canção mais difícil. Quando indagada sobre a canção de que mais gosta, Baianá — adaptada pelo grupo Barbatuques de um canto popular — foi a resposta. “As preparações foram muito boas. Tivemos muito foco para brilhar hoje”, disse.
Segundo Rogério Santos Pita, vice-diretor da Escola Municipal Dr. Eduardo Dotto, o maior foco da administração e da docência é apresentar aos alunos uma realidade musical diferente, à qual eles não estão acostumados na comunidade.
“Eles aprendem a cantar e a tocar canções da MPB e conhecem uma diversidade musical muito rica, um pouco de História da Música, que enriquece esse conhecimento musical e trabalha também a questão da concentração, da unidade, pois o coral é um grupo, trazendo a noção de ordem, quando entrar e não entrar no vocal. Tudo isso vai estimulando habilidades importantes neles”, opinou.
Programação – O Natal Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), deve atrair mais de 2 milhões de visitantes até o dia 6 de janeiro. As sacadas dos prédios históricos do Pelourinho serão palco de apresentações de corais e grupos infantis até o próximo sábado (13), sempre às 18h30.
Na Praça Municipal, o Palco Anunciação exibirá coros e orquestras às 17h, até 25 de dezembro. Já o Palco Esperança reunirá os corais das escolas também nesta quarta (10), quinta (11), sexta (12), segunda (15) e terça (16), sempre a partir das 17h.
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS