Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Culto a Santa Bárbara em Portugal e no Brasil é tema de encontro internacional

Dois dias antes da Festa de Santa Bárbara na cidade de Salvador, o Museu de Lisboa – Santo António promove o encontro internacional online O culto a Santa Bárbara em Portugal e no Brasil, nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, às 12h (meio-dia) do Brasil e 15h de Portugal. O evento conta com a participação de estudiosos dos dois países: Vagner Rocha, Cleidiana Ramos e Zulu Araújo (Brasil) e Maria de Fátima Reis e Nelson Campos (Portugal). Participação especial do Padre Lázaro Muniz, capelão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – instituição responsável pela realização da festa no Centro Histórico de Salvador. O encontro em Salvador será sediado pela Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho (Sala James Amado).

A coordenação do encontro em Portugal é de Pedro Teotónio Pereira, diretor geral do Museu de Lisboa – Santo António. A coordenação no Brasil é do jornalista Antonio Moreno, produtor executivo da exposição Bárbara – O poder da fé, que está em cartaz até 14 de dezembro no Museu de Lisboa – Santo António.

O encontro internacional online O Culto a Santa Bárbara em Portugal e no Brasil proporciona uma oportunidade de diálogo intercultural com investigadores dos dois países sobre esta vibrante fusão entre o culto católico de Santa Bárbara – trazido ao Brasil pelos portugueses há mais de 300 anos – e as tradições afro-brasileiras. Vale lembrar que a Festa de Santa Bárbara é uma das mais importantes do calendário de festas religiosas/populares de Salvador, reunindo anualmente milhares de devotos no Centro Histórico para uma celebração que inclui missa campal, procissão e circulação de oferendas.

A participação é gratuita. O link para participação no encontro online será enviado após a inscrição. Confirme sua inscrição através do e-mail reservas@museudelisboa.pt

VERMELHO DE FÉ

O encontro internacional, assim como a exposição Bárbara – o poder da fé integram o projeto Vermelho de Fé: Circulação Cultural entre Bahia e Portugal, iniciativa que reafirma os laços históricos e culturais entre os dois países, com apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Edital de Mobilidade Artística e Intercâmbio.

PESQUISADORES PARTICIPANTES DO ENCONTRO INTERNACIONAL

VAGNER ROCHA (BR)

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Cultural, mestre em Cultura e Sociedade e graduado em Comunicação. Pesquisador das relações entre comida, religião e cultura há mais de 15 anos, com destaque para a culinária afro-baiana e patrimônios imateriais, como o Ofício das Baianas de Acarajé e a Festa de Santa Bárbara, tema de sua tese de doutorado. É diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos, integra conselhos culturais de Salvador e apresenta os podcasts Viagem Gastronômica com Dr. Dendê e Axé das Plantas. Autor da tese Salve Bárbara! Caminhos de uma festa popular na Cidade da Bahia.

CLEIDIANA RAMOS (BR)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, com experiência em jornalismo, cibercultura, memória social, antropologia da festa e cultura afro-brasileira. Professora substituta na Uneb, foi coordenadora de projetos em memória social e curadora do Cedoc do Grupo A Tarde. Desenvolve projetos científicos e artísticos e é autora de conteúdos editoriais e digitais sobre culturas e patrimônios da Bahia para os sites Destinos da Bahia (Santo Guerreiro), Flor de Dendê, Espelho de Festa (derivado da tese) e I-Omi.

ZULU ARAÚJO (BR)

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Cultura e Sociedade e pesquisador em culturas afro-brasileira e afro-latina, memória e políticas públicas de reparação. Foi presidente da Fundação Cultural Palmares, diretor da Fundação Pedro Calmon e tem atuação em instituições culturais do Brasil. Foi diretor e é conselheiro do Grupo Cultural Olodum. Desde 2023 coordena o escritório da Conder no Centro Histórico de Salvador, desenvolvendo o projeto Cultura: Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento.

MARIA DE FÁTIMA REIS (PT)

Licenciada em História, Mestre em História Moderna e Doutora em História Moderna, pela Universidade de Lisboa, onde é Professora na Faculdade de Letras. Investigadora do Centro de História e Diretora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste. É Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História. A investigação tem-se centrado na história da assistência, caridade e saúde, na história social das elites e das redes sociais sefarditas e na história religiosa, em particular, das confrarias e irmandades.

NELSON CAMPOS (PT)

Licenciado em História (Arqueologia) pela Universidade do Porto, frequentou o mestrado em Arqueologia e concluiu pós-graduação em Museologia. Foi professor e integrou instituições como o IPPC, IPPAR e Direção Regional da Cultura do Norte. Participou na criação e reorganização de museus, como o Museu do Douro e o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Fundador da associação do Projeto Arqueológico da Região de Moncorvo, é seu dirigente desde 1987. Investigador externo do CITCEM desde 2009, publicou trabalhos em arqueologia, história e património.

SERVIÇO

ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE O Culto a Santa Bárbara em Portugal e no Brasil

Diálogo intercultural com estudiosos dos dois países: Vagner Rocha, Cleidiana Ramos e Zulu Araújo (Brasil) e Maria de Fátima Reis e Nelson Campos (Portugal).

2 de dezembro de 2025

12h (meio-dia) – Brasil – Salvador – Fundação Casa de Jorge Amado

15h – Portugal – Lisboa – Museu de Lisboa – Santo António

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...
ApenasTambor
Segundo Domingo Musical do Olodum movimenta o PelourinhoEnsaios
gratuitos reúne público no Centro Histórico e apresentam o tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar