Salvador, 13 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Defesa Civil de Salvador promove duas edições do Projeto Mobiliza em setembro

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promove, em setembro, duas novas edições do Projeto Mobiliza, iniciativa que capacita cidadãos para atuar como agentes multiplicadores na prevenção e resposta a situações de risco. As atividades serão realizadas nos dias 16 e 17 de setembro, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Salvador (Unifacs).

A primeira capacitação será realizada no dia 16, das 8h às 12h, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uneb, no auditório da sede da Codesal, na Avenida Manoel Ferreira, nº 80, no Bonocô, ao lado da Holambelo.

No dia 17, a atividade acontece no mesmo horário, no campus da Unifacs da Lapa, em Nazaré. As inscrições são gratuitas, limitadas e abertas a pessoas maiores de 16 anos, sem garantia de vínculo empregatício. “Ao capacitar voluntários, ampliamos a atuação da Defesa Civil de Salvador por toda a cidade, ensinando as pessoas a identificar riscos, compreender as mudanças climáticas e saber agir corretamente antes que uma situação de risco ou de emergência aconteça”, ressalta Adriano Silveira, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador.

Desde sua criação, em 2018, o Mobiliza já capacitou mais de 4 mil pessoas, transformando conhecimento em ferramenta de proteção coletiva. O projeto é dividido em quatro módulos: introdução à atuação da Defesa Civil; percepção de risco; mudanças climáticas e seus impactos; e noções de primeiros socorros.

“Quando um morador aprende a diferenciar uma trinca superficial de um dano estrutural grave, ele não protege só a si mesmo, ele protege os familiares, vizinhos, colegas e amigos. Esse é o efeito multiplicador que buscamos”, explica o gerente de prevenção da Defesa Civil de Salvador, Hugo Flávio Júnior.

O Mobiliza também busca aproximar a comunidade das ações de prevenção da Defesa Civil, ampliando o conhecimento sobre situações de risco e os impactos das mudanças climáticas. “Muitas pessoas pensam que só atuamos em grandes desastres, mas nossa rotina é de prevenção. E a prevenção começa com a informação”, conclui Carlos Cézar Oliveira, coordenador do projeto Mobiliza.

Veja também

Flavio-Dino
Dino retira sigilo de investigação sobre produtora de filme 'Dark Horse'
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o levantamento do sigilo de todo...
55157256334_6416585a1d_o
Fachin dá 24 horas para PF enviar informações sobre celular de Vorcaro: Ministro André Mendonça não deu acesso ao aparelho
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, estabeleceu o prazo de 24...
11042023-pzzb9205
Presidente do STF assume relatoria de processo sobre Moraes e Vorcaro
Fachin também remeteu à presidência processos do Master e INSS O presidente do Supremo Tribunal Federal...
vistoria obras pé preto e feirinha_igor santos secom pms 3
Obras de urbanização da comunidade do Pé Preto avançam com construção de 270 novas moradias em Salvador
O prefeito Bruno Reis vistoriou, neste sábado (12), as obras de urbanização e construção de novas moradias...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos