Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF

Ataques ocorreram em várias regiões na noite desta quinta-feira
Ao todo 57 ônibus de uma mesma empresa de transporte coletivo, a Urbi Mobilidades, foram atacados e depredados na noite desta quinta-feira (15), em várias regiões do Distrito Federal. As circunstâncias dos ataques ainda estão sendo investigadas.

Segundo a Secretaria Distrital de Segurança Pública, os primeiros ataques foram comunicados às forças de segurança por volta das 20h de ontem. “O gerenciamento da ocorrência se estendeu até aproximadamente 23h, com o monitoramento contínuo da situação e adoção das medidas cabíveis”.

Em depoimento à Polícia Civil, motoristas e cobradores relataram que os ônibus foram atingidos por pedras, bolas de gude e outros objetos que quebraram janelas e atingiram a carroceria dos veículos.

“Fomos surpreendidos com a ação criminosa e violenta contra o transporte público”, declarou o secretário distrital de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Segundo ele, o ataque aos ônibus da Urbi foi “uma ação orquestrada” que atingiu usuários e que poderia ter causado uma tragédia.

“Entendemos que isto é uma ação de retaliação, devido à demissão de três colaboradores da empresa e que pode estar ligado a um grupo dissidente do Sindicato dos Rodoviários”, acrescentou o secretário, garantindo que ônibus da frota reserva foram utilizados esta manhã, de maneira que, segundo ele, os usuários não foram afetados.

A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres do Distrito Federal (Sittrater), nem da Urbi Mobilidades

Ainda de acordo com a secretaria, ninguém ainda tinha sido preso até as 15h de hoje, mas suspeitos de participação da ação foram identificados. Preventivamente, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nas imediações das garagens da Urbi Mobilidades, especialmente nas das regiões administrativas Recanto das Emas e Samambaia, onde os veículos da empresa são habitualmente recolhidos.

Além disso, a secretaria instituiu um grupo de gerenciamento de crise junto com as polícias Civil e Militar; Secretaria de Transporte e Mobilidade; serviços distritais de inteligência e com representantes da Urbi.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Erlan
Morre jornalista Erlan Bastos aos 32 anos
O jornalista Erlan Bastos morreu neste sábado (17) aos 32 anos. O apresentador, que teve passagens pela...
Galinhas_marrons_Foto_Divulgacao
Bahia lidera avicultura no Nordeste com crescimento de 16,3% em ovos e 152 milhões de aves
A avicultura baiana fechou 2025 com crescimento de 16,3% na produção de ovos e entra em 2026 com perspectivas...
image (17)
Natura traz de volta fragrâncias que foram sucessos e marcaram na memória dos brasileiros
Ícones olfativos que atravessaram gerações retornam ao portfólio da Natura, em um movimento guiado pela...
WhatsApp Image 2026-01-14 at 11.18
Campanha Feminicídio Zero segue neste sábado (17) na Arena Fonte Nova com Unidade Móvel da SPM
A campanha pelo enfretamento à violência contra a Mulher e Feminicídio Zero segue mobilizando torcedores...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar