Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Economia do Mar em Salvador cresce 6% em 2025 e consolida a capital como polo estratégico de desenvolvimento náutico

A Economia do Mar em Salvador consolidou-se, em 2025, como um dos motores mais vibrantes do desenvolvimento econômico da capital baiana. Segundo dados consolidados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o setor registrou crescimento de 6% no número de empregos formais em relação a 2024. O desempenho reflete a eficácia das políticas públicas de fomento ao setor náutico e a crescente atratividade da Baía de Todos-os-Santos para investimentos.

O crescimento foi impulsionado, sobretudo, por três segmentos estratégicos: manutenção e reparação de embarcações; obras portuárias, marítimas e fluviais; e atividades auxiliares dos transportes aquaviários.

“A expansão dessas áreas demonstra que Salvador não apenas atrai turistas, mas também está construindo uma infraestrutura robusta para atender à demanda técnica e logística do setor náutico, tanto nacional quanto internacional”, afirmou a diretora da Semdec, Luciana Buck.

Tour das Ilhas – Como exemplo prático dessa vitalidade, Salvador prepara-se para o Tour das Ilhas 2026, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de janeiro. O evento, que percorre mais de 400 quilômetros de navegação, partindo de Salvador com destino a Barra Grande, exemplifica como o entretenimento náutico movimenta uma cadeia extensa — desde o setor de combustíveis e a manutenção de motos aquáticas até a hotelaria e a gastronomia locais.

Com foco na sustentabilidade, o Tour das Ilhas já é considerado um marco no calendário de eventos que promovem a geração imediata de renda na capital baiana, ao integrar os participantes e valorizar as belezas naturais. O evento reunirá participantes de diversos estados do país, como Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Santa Catarina.

Além do Tour das Ilhas, Salvador recebe, ao longo de todo o ano, eventos náuticos que impulsionam o mercado e o turismo do setor, como a Regata da Primavera, o Boat Show, o Barco Show e o Fórum Náutico Internacional.

“Salvador tem um potencial gigantesco, comparável ao de outros balneários e roteiros náuticos internacionais, como Nice e Mônaco, na França. Temos a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, eleita a mais linda do mundo pelo ranking da CIF Playas. A Prefeitura de Salvador está investindo e reestruturando esse setor, que tem potencial para gerar milhares de empregos e ampliar a renda do soteropolitano nos próximos anos. Nossa baía de águas calmas tem tudo para impulsionar ainda mais a economia local”, destacou a gestora.

Veja também

unnamed
Com 100% de aproveitamento, goleiro Bruno Ferreira reforça o foco em objetivos do Ceará em 2026
O Ceará finalizou a primeira fase do Campeonato Cearense na liderança do grupo B e garantiu classificação...
Alckmin
Governo enviará proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
“Brasil vai continuar com internalização do acordo”, diz Alckmin O governo brasileiro quer acelerar a...
dinheiro
Arrecadação federal bate recorde de R$ 2,89 trilhões em 2025
Foi o melhor desempenho arrecadatório também para o mês de dezembro A arrecadação da União com impostos...
unnamed (5)
Após gol e sequência invicta, Matheus Souza valoriza retorno ao futebol tailandês
Com 30 anos, o atacante Matheus Souza voltou com força total ao futebol tailandês. Ele foi contratado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar