Salvador, 11 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Em ritmo de Carnaval, estações do metrô recebem ações de cuidado e combate à exploração infantil

Ações de sensibilização para a proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval marcaram, nesta terça-feira (10), a circulação de passageiros nas estações Acesso Norte e Lapa, do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A iniciativa resulta da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e o Metrô Bahia.

Técnicos da rede de assistência, animadores e os personagens Ursinho Atento e Lulu Alerta, mascotes vigilantes da campanha contra a exploração sexual e o trabalho infantil, circularam pelos espaços orientando o público de forma lúdica.

A mobilização faz parte de uma política permanente de proteção à infância e adolescência, que ganha reforço nessa época do ano, quando o fluxo de pessoas cresce e as situações de vulnerabilidade aumentam. A ação mobilizadora também vai acontecer em outras três estações: Aeroporto, Águas Claras e Pirajá. As equipes vão atuar ainda nos circuitos do Carnaval e em pontos estratégicos, como aeroporto, rodoviária e sistema ferry boat. Durante as abordagens, serão distribuídos materiais informativos com orientações e canais de ajuda, como o Disque 100, para denúncias de violações de direitos.

“O Governo do Estado, que faz o maior Carnaval do planeta, também promove ações de proteção social. Em parceria com o Metrô Bahia, distribui materiais informativos para orientar o público, para que tenhamos um Carnaval, que assegure que as crianças e adolescentes sejam protegidos”, destacou a secretária Fabya Reis.

A escolha por locais de grande circulação é estratégica para ampliar o alcance da proteção e facilitar o acesso das famílias à informação, como destacou o supervisor de Estações do Metrô Bahia, Pedro Bispo.

“Nossas crianças precisam ser bem cuidadas e aqui fazemos isso, com essas parcerias, para conseguirmos alcançar um grande público. São ações sociais como essa que potencializam o ganho da gente enquanto sociedade”.

Para quem passa pelo metrô, a iniciativa é vista como essencial e reforça que o Carnaval da Bahia também é espaço de cuidado. A autônoma Andressa Conceição estava com o filho Hernanes, de seis anos, e aprovou a ação. “É muito importante conscientizar as pessoas sobre o que está acontecendo. Enquanto a festa rola, também há casos de exploração sexual, que muitas vezes passam despercebidos no meio da folia. Então é uma boa forma de conscientizar e de chamar atenção”, disse ela.
Fotos: Joá Souza/GOVBA

Veja também

unnamed (1)
Campeão da Taça Guanabara, Otávio celebra primeiro título pelo Fluminense
O volante Otávio viveu, no último domingo (8), um momento marcante da sua trajetória pelo Fluminense....
unnamed
Roberto Fonseca se despede do Itabaiana com quase 62% de aproveitamento e números expressivos
O treinador Roberto Fonseca não segue no comando do Itabaiana após decisão da diretoria anunciada no...
unnamed
Novos trios elétricos, Camarote Brown, Bloco Timbalada, Arrastão e muito mais no Carnaval de Carlinhos Brown
Principal festa do ano no calendário do artista, o Cacique se apresenta de quinta a Quarta-Feira de Cinzas,...
Lucas - Crédito Yago Mesquitta 1
Carnaval 2026: Lucas Melo puxará pipoca no Campo Grande
Nome promissor do axé music, Lucas Melo marca presença na maior festa popular do planeta com um convite...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar