Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Entrega do Hospital Estadual do Litoral Norte acontecerá em maio

Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

As obras do Hospital Estadual do Litoral Norte, nova unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que está sendo instalada em Alagoinhas, entraram em sua reta final, se aproximando à marca de 100% da conclusão da estrutura física. A unidade recebeu a visita técnica da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, neste sábado (14), consolidando o cronograma que prevê a inauguração para o mês de maio. Com as obras chegando à fase de conclusão, as equipes concentram esforços agora na etapa de instalação e implantação do parque tecnológico e do mobiliário hospitalar.

Durante a vistoria, a Secretária percorreu as alas de internação, centro cirúrgico e áreas de diagnóstico, acompanhando de perto a montagem de equipamentos de última geração que darão suporte à assistência. Roberta Santana destacou que a fase atual envolve instalação e ajustes de aparelhos e a estruturação dos fluxos operacionais para garantir que a unidade já inicie as atividades com plena segurança para os pacientes.

Com investimento superior a R$ 187 milhões, incluindo recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e do tesouro estadual, o hospital está sendo erguido em um terreno de 82 mil m², na BR-101, próximo à entrada da cidade. Serão 180 leitos, sendo 30 de terapia intensiva (UTI), que possibilitarão cerca de 1.800 internações por mês. Haverá atendimento adulto e pediátrico.

O Hospital Estadual do Litoral Norte será referência para 34 municípios de toda a região, oferecendo serviços em alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia e oncologia, além de assistência cardiovascular.

A nova unidade representa mais um avanço estratégico para a descentralização da saúde na Bahia, funcionando como um polo de assistência para Alagoinhas e municípios vizinhos. O objetivo central é ofertar atendimento especializado mais próximo da residência dos cidadãos. A infraestrutura foi planejada para atender demandas de urgência e emergência, além de ampliar a oferta de cirurgias eletivas.

“Ofertaremos aqui serviço de urgência, unidade de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia, unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, serviço de pediatria clínica e cirúrgica, unidade de internação clínica e cirúrgica, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico em diversas especialidades entre elas cardiologia, oncologia, neurologia e traumato-ortopedia”, explica Roberta Santana.

A Secretária ainda destaca que o hospital terá as primeiras unidades de UTI pediátrica da região. “É um hospital completo. Vai ser um dos gigantes do interior do estado para salvar vidas”, afirmou.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026