Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Escolas da rede estadual começam aplicação das provas do SAEB nesta segunda (20)

Começa a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025, nesta segunda-feira (20), em toda a rede estadual de ensino da Bahia. Estudantes, professores, diretores escolares e secretários municipais de Educação estão mobilizados para os testes e questionários, que servirão de diagnóstico da qualidade da Educação Básica no Brasil. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para entender os caminhos da educação brasileira e planejar melhorias concretas.

As escolas que irão fazer o SAEB 2025 terão até o dia 31 de outubro para aplicar as provas, presencialmente, entre o público-alvo: estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª série do Ensino Médio (testes de múltipla escolha) e secretários de Educação, diretores e professores (preenchimento de questionários). Pela primeira vez, os questionários serão aplicados, também, aos familiares dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que responderão via internet.

Considerado a principal avaliação nacional externa do Ministério da Educação (MEC) e realizado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios, o SAEB também contribui para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado para medir a qualidade da educação no Brasil. Os resultados dessas provas, no caso, geram indicadores educacionais nacionais, funcionando como referência para o planejamento pedagógico e a definição de metas educacionais.

A avaliação, realizada a cada dois anos, tem a função de verificar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Ao mesmo tempo em que avalia a qualidade, equidade e eficiência da educação no país nos diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal), o SAEB tem o propósito de subsidiar políticas públicas voltadas à educação; fortalecer a troca de conhecimento entre universidades, institutos e centros de pesquisa; e estimular o desenvolvimento de competências técnica e científica.Foto Ilustrativa: Ezequias Ramos silva

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