Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Escolas estaduais realizam atividades em homenagem à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

De feiras de livros a rodas de conversa com escritores baianos, escolas da rede estadual da Bahia celebram, de 20 a 29 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), destacando a importância da leitura e das bibliotecas como espaços de conhecimento, convivência e transformação. A iniciativa busca fortalecer o vínculo dos estudantes com o universo literário e incentivar o hábito de ler dentro e fora da sala de aula.

As ações surgem a partir de um movimento de incentivo à leitura promovido no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que estimulou as unidades escolares a desenvolverem programações alusivas à data. “Enviamos ideias para que as escolas comemorassem a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com ações diversas. Algumas aderiram de forma espontânea, especialmente as que contam com profissionais bibliotecários”, explicou a coordenadora do Livro e da Biblioteca da SEC, Alessandra Santana.

Diversas escolas da rede estadual já confirmaram a participação com programações literárias e culturais. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (20), com a Feira de Livros promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira. Já nesta terça-feira (21), o Anexo do Colégio Estadual Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, localizado na Colônia Penal de Simões Filho realiza o projeto “Livros para Voar”, que estimula o compartilhamento de obras literárias entre os estudantes.

Ainda nessa semana, o Colégio Estadual da Bahia (Central) promove a roda de conversa “Celebrando o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca”, com a presença de escritores baianos. O Centro Territorial de Educacional Profissional de Dias D’Ávila (Cetep de Dias D’Ávila), está realizando, durante toda a semana, o “Halloween Literário”, explorando uma seleção especial de livros temáticos de halloween. Encerrando a programação, no dia 29 de outubro, o Colégio Estadual Governador Roberto Santos realiza o debate “A Importância da Biblioteca Escolar na Inclusão Socioeducacional”, enquanto o Colégio Estadual Góes Calmon promove a ação “Biblioterapia na Escola”, voltada ao uso dos livros como ferramenta de bem-estar e acolhimento.

A mobilização das escolas reforça a importância de celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, reconhecendo a leitura como um instrumento de aprendizado, liberdade e transformação social.

Fotos: Alessandra Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar