Salvador, 7 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudante do Colégio Estadual São Felipe brilha no boxe nacional

Aos 16 anos, a estudante Jamile de Almeida Santos, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual São Felipe, já carrega no currículo um feito de destaque: o título de campeã brasileira de boxe na categoria até 66kg. Agora, a jovem atleta da rede estadual se prepara para voltar ao mesmo ringue em busca de mais uma conquista. De 21 a 27 de setembro, Jamile disputará novamente o Campeonato Brasileiro de Boxe, no Ginásio Pelézão, em São Paulo. A competição servirá como seletiva para o Campeonato Mundial Juvenil e para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2025.

Moradora do distrito de Riachão do Lázaro, Jamile revelou que a sua paixão pelo boxe surgiu ainda na infância, quando acompanhava os irmãos nos treinos. “Quando eu era menor, meus irmãos já participavam e achava muito legal, mas meus pais não deixavam por causa da idade. Assim que comecei, recebi incentivo do meu professor e nunca mais parei. Hoje, já tenho nove lutas, tendo obtido sete vitórias”, contou.

Em 2024, Jamile conquistou o título brasileiro na categoria até 66kg, em São Paulo. Neste ano, terá o desafio de competir na categoria até 70 kg. “Agora, vou para uma categoria acima da que fui campeã, e isso exige ainda mais preparação. Espero crescer, evoluir e alcançar um patamar mais alto para poder dar um futuro melhor à minha família”.

O Colégio Estadual de Tempo Integral São Felipe acompanha de perto o desenvolvimento dos talentos esportivos de seus estudantes, oferecendo apoio para que participem de competições e viagens sem prejudicar os estudos. Segundo o diretor da unidade, Neilson Ferreira, a escola flexibiliza horários, repõe atividades e comemora cada conquista junto à comunidade e ao treinador. Para Jamile, esse suporte faz toda a diferença: “Minha escola me ajuda em muitas formas. Quando viajo, eles me apoiam e compreendem quando não consigo ir todos os dias, permitindo que eu continue me dedicando aos estudos e ao boxe”.

Para o treinador Genilson Alves, o desempenho da atleta é motivo de orgulho. “Para mim, como professor, é muito gratificante ver uma jovem se destacando, mesmo enfrentando tantas dificuldades no dia a dia. Jamile percorre longas distâncias para treinar e vive em uma comunidade, mas não desiste. Cada conquista dela representa não só uma vitória pessoal, mas também um exemplo para todos nós”, afirmou.

Fotos: Genilson Alves

Veja também

IMG_20260806_214915
Efeito Barradão: Vitória faz 4x0 no Furacão e avança na Copa do Brasil
Com dois gols de Renê, um de Erick e um de Marinho – já no apagar das luzes – o Vitoria virou...
Vini-Jr
Vini Jr renova com o Real Madrid até 2032 e encerra novela após interesse do Arsenal
O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira (6) a renovação de contrato de Vinicius Júnior até 30 de junho...
cuba
Especialistas da ONU pedem medidas para evitar Gaza silenciosa em Cuba
País sofre com embargo econômico imposto pelos EUA Especialistas em direitos humanos das Nações Unidas...
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
STF suspende julgamento de lei que proíbe jogos de azar
Pedido de vista do ministro Flávio Dino interrompeu a análise O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026