Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudantes da rede estadual criam revista em quadrinhos para promover conscientização e cidadania no ambiente escolar

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA), no Barbalho, criaram a revista em quadrinhos “Guardiões da inocência”, para funcionar como ferramenta de engajamento na construção de um ambiente escolar mais seguro, respeitoso e inclusivo. A iniciativa visa transformar os alunos em defensores ativos contra bullying, cyberbullying, preconceito, racismo e violência, incluindo a sexual, no intuito de promover conscientização e cidadania.

A ideia de criação de uma cartilha de convivência, fruto de um diálogo colaborativo entre as professoras Marta Rebouças e Mayama Oliveira, foi apresentada à diretora Maribel Costa. A partir de pesquisas, a gestora propôs a revista em quadrinhos como principal veículo de engajamento. A iniciativa ganhou força com a participação da docente Anara Improta, do Curso Técnico em Artes Visuais, que convidou estudantes para produzirem a publicação.

“A revista é uma linguagem que se comunica diretamente com a juventude. Então, a gente aborda a ideia de super-heróis e um vilão para que eles se sintam atraídos pela história. Foram criados cinco guardiões pensando na representatividade, destacando personagens com autismo, vitiligo, deficiência (PCDs) e outras características que fogem do ‘padrão social’, e que são estudantes da escola, que têm gostos e personalidades distintos e sempre contam com a ajuda da direção, da coordenação e dos professores. Tudo isso dito para contextualizar o ambiente escolar e fazer com que os alunos da vida real se identifiquem”, explica Anara.

Ela ainda esclarece como se deu a escolha dos participantes para a criação da revista em quadrinhos. “Inicialmente, a gente está trabalhando diretamente com os estudantes de Artes Visuais, que estão aplicando o conhecimento e as habilidades que têm aprendido no curso. Toda a parte de criação de desenho, personagens e tudo o mais são criações deles”.

A proposta é que cada edição aborde um tema relativo ao contexto escolar. O tema da primeira edição é o bullying. “Combater essa postura e prezar por um ambiente escolar melhor, mais inclusivo e mais acolhedor apresenta uma mensagem sobre os estudantes não estarem sozinhos. Para nós, é como revisitar a infância e resgatar esse pequeno artista que não teve os guardiões quando precisou”, ressaltou o estudante Sebastian Gabriel.

A estudante Beatriz Nascimento acrescenta que, assim como a mensagem, a criação da revista em quadrinhos foi um processo enriquecedor. “O projeto vem trazer assuntos de extrema importância e nele conseguimos colocar boa parte dos nossos aprendizados adquiridos no curso de artes visuais. Colocamos em prática a criação de design de personagem, a roteirização e a criação de cenários”.

A publicação terá o lançamento oficial na Feira de Ciências do ICEIA, no final de outubro. O projeto também foi classificado para a Etapa Estadual do Encontro Estudantil, na Fonte Nova, no mês de dezembro, quando serão apresentados exemplares aos visitantes.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige