Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudantes da rede estadual exibem documentário em encontro de artes no Pará

O documentário “Leilão da cidade”, produzido por alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, em Salvador, foi selecionado para ser exibido durante o 26° Encontro Nacional de Estudantes de Artes (ENEARTE), em Belém, no Pará. Desenvolvida dentro do curso técnico de Áudio e Vídeo da unidade da rede estadual de ensino, a obra propõe uma reflexão crítica sobre o processo de leilões de áreas verdes na capital baiana e será apresentado durante a programação do evento, na quinta-feira (9).

A produção articula depoimentos de especialistas e moradores, compondo uma narrativa que denuncia uma ameaça socioambiental concreta, e  evidencia a importância dessas áreas para o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida na cidade. Por conta do risco iminente de devastação de espaços verdes através de leilões que possibilitam a venda dessas áreas para o setor privado, os produtores do curta sentiram a necessidade de destacar o quanto a perda do verde da cidade pode afetar a sua estrutura e os seus moradores.

Para a estudante Thaiane Clarissa, que dividiu a direção com o colega Douglas Freitas, a escolha do tema teve o propósito de dar mais transparência ao que vem acontecendo no município. “Com o trabalho, percebemos que o assunto é muito mais profundo. As pessoas não sabem como funcionam os leilões, é sempre muito misterioso, e só ficam sabendo depois que foi definido”.

Já Douglas afirma que abordar o assunto traz uma nova perspectiva sobre as áreas verdes. “A gente começa a entender as questões climáticas que estão ligadas à preservação das árvores urbanas e como são impactadas quando temos temporadas mais quentes ou mais frias”.

Aprendizagem

Além do tema, o trabalho prático tem o objetivo de qualificar a aprendizagem dos estudantes. Para Thaiane, o documentário serviu para aplicar o que vem aprendendo no curso. “Foi onde pudemos aplicar técnicas de fotografia e iluminação, além de técnicas documentais”. Segundo Douglas, houve “um grande avanço na parte do audiovisual com as aulas. Hoje, consigo fazer um documentário com o meu lado profissional um pouco mais apurado”, disse.

Ficha técnica

– Documentário: “Leilão da cidade”
– Direção e roteiro: Douglas Freitas e Thaiane Clarissa
– Direção de fotografia: Breno Menezes, Douglas Freitas e Thaiane Clarissa
– Captação de áudio e vídeo – Alice Alves, Breno Menezes, Douglas Freitas, Elisabete Santos, Josehilson Mendes, Leonardo Campos, Luciana de Almeida, Manuela Teles, Thaiane, Clarissa, Vanessa Aguiar e Verônica Lago
– Trilha sonora – Douglas Freitas, Thaiane Clarissa e Vanessa Aguiar
– Edição e montagem – Thaiane Clarissa
– Assistência de edição e montagem – Douglas Freitas
– Produção – Douglas Freitas, Manuela Teles e Vanessa Aguiar

Veja também

WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.04
Tecnologia imersiva acelera vendas no mercado imobiliário e ganha espaço no Nordeste
Pesquisa mostra crescimento nas vendas de imóveis na região em 2025 e digitalização como motor de eficiência...
revalida_mcamgo_abr_100720211818-7
Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória Agência Brasil Nesta segunda-feira...
Trump
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza
Planalto ainda não se pronunciou sobre possibilidade O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,...
55052291741_7fb47783d0_o
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC   Um evento na cidade de Rio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar