Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudantes de Iramaia transformam histórias de assombração em literatura com o livro “Causos das Almas de Sincorá”

O Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Fernando de Souza, localizado em Iramaia, no Território de Identidade da Chapada Diamantina (NTE 03), é o cenário de uma iniciativa que une tradição, memória e aprendizado. A experiência resultou no livro “Causos das Almas de Sincorá”, obra criada a partir de relatos orais coletados entre 27 estudantes das turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O livro nasceu do projeto “Literatura, Escrita e Oralidade”, idealizado e desenvolvido pela professora, escritora, poetisa e romancista Raiana Soares. A proposta teve como objetivo valorizar o patrimônio imaterial e as tradições populares da região, incentivando os alunos a registrarem, por meio da escrita, histórias que fazem parte do imaginário local. Durante o projeto, foram realizadas rodas de contação de “causos” de assombração, momentos em que os estudantes compartilharam histórias vividas ou ouvidas de familiares, transmitidas entre gerações pela oralidade.

Esses relatos, repletos de emoção, medo e memória afetiva, foram transformados pela professora em contos literários, preservando o estilo e o espírito popular de cada história. “O projeto é de suma importância, porque traz o popular como algo que deve e pode estar presente nas escolas. Ao trabalhar com eles a oralidade, os ‘causos’ e as histórias familiares, percebi o quanto a cultura deles é rica e significativa para a construção do conhecimento. Muitos ficaram encantados ao ver as histórias de seus pais, avós e vizinhos transformadas em contos integrados a um livro. Isso fortalece a autoestima cultural e o sentimento de pertencimento”, afirmou a professora Raiana Soares.

Entre os autores está Caila Alves de Jesus, 18 anos, estudante do EJA, responsável pelo causo “O lobisomem da sexta-feira santa”. Para ela, participar do projeto foi uma experiência inesquecível. Ver meu conto escrito em um livro foi uma experiência incrível. Saber que várias pessoas vão conhecer e ler a minha história é algo muito especial. Essa experiência foi muito boa para mim, quem sabe possa surgir novas oportunidades de escrever novos contos para um livro. Nunca pensei que algo que a gente viveu pudesse se transformar em literatura”, falou.

Já a estudante Júlia Helen Silva Guimarães, autora dos contos “Os Trilhos” e “Zé Fininho”, compartilhou sua alegria com a criação do livro. “Achei muito especial poder escrever uma história que aconteceu com a minha avó quando ela era mais nova e ver que ela agora faz parte de um livro. É uma forma bonita de valorizar as memórias da minha família. Esse projeto é importante porque mostra que a cultura e as histórias da nossa região estão sendo reconhecidas”.

O “Causos das Almas de Sincorá” demonstra como a escola pode ser um espaço de preservação da cultura e da memória local. Mais do que um exercício de escrita, o projeto foi uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre gerações e dar novo fôlego às tradições da Chapada Diamantina, mantendo vivas as histórias que há tanto tempo encantam e assustam o povo de Iramaia.

Fotos: André Fofano- Ascom SEC / Raiana Soares

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos