O 7º Festival Gastronômico Esquina do Mundo – Arraial D’Ajuda chegou ao seu ápice com uma festa de encerramento memorável no dia 17 de novembro, no paradisíaco Uiki. Após 16 dias celebrando a identidade culinária da região sob o tema “Do Campo à Mesa – Cozinha Km 0”, o evento se despediu com uma noite especial que reuniu mais de 300 pessoas à beira-mar, em um clima de entusiasmo e alegria.
A edição do Festival Esquina do Mundo de 2025, realizada em uma parceria de importantes entidades da Bahia: ABRASEL, SENAC e SEBRAE, registrou resultados recorde de vendas nos estabelecimentos participantes, consolidando-se como um motor de desenvolvimento regional.
A grande festa da gastronomia contou com as aulas show dos renomados chefs João Tosatto, Josenilton Santos, Alex Gregory e André Barros. O ponto alto da noite foi a presença especial do Chef João Diamante, convidado de honra. Em sua fala, o chef celebrou o destino e o evento. “Fiquei realmente surpreendido positivamente com Arraial d’Ajuda: uma verdadeira esquina do mundo com energia acolhedora e uma gastronomia de nível altíssimo. Me senti em casa, encontrei e me conectei com pessoas, e percebi quanto um evento como o Festival Esquina do Mundo, que já conhecia por ser referência e destaque nacional, pode impactar positivamente um setor e um destino. Muito legal a conexão com os produtores locais, visitei alguns e pretendo voltar para conhecer mais!”
O Festival Esquina do Mundo transformou o distrito de Arraial D’Ajuda em um epicentro gastronômico, unindo produtores locais e estabelecimentos de alta cozinha. O foco na “Gastronomia Km 0” não apenas impulsionou a economia regional, mas também destacou a sustentabilidade e a responsabilidade social na cadeia produtiva, incentivando os participantes a priorizarem ingredientes de origem local.
Dezenas de restaurantes, bares, pousadas e lanchonetes participaram, competindo em diversas categorias que celebram a criatividade e o autêntico sabor baiano: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes, Drinks, e a consolidada categoria Café da Manhã, em sua segunda edição, que valorizou a diversidade turística da região.
O evento movimenta o turismo, estimula o comércio local, gera empregos e oferece uma vitrine valiosa para empreendedores e produtores artesanais da Bahia e o encerramento foi uma celebração à altura dessa jornada que, ao unir tradição, inovação e cooperação, consolida Arraial D’Ajuda como um dos principais destinos gastronômicos do país.
Estabelecimentos participantes dessa edição
A Lua É de Queijo, Armaria, Barraca do Faria, Bistrô Cravo e Canela, Bistrô d’Oliveira, Black Mamba, Boteco Santo Porco, Cabana Arapati, Cabana Grande, Caipirinha Carioca Bar e Restaurante, Cajoá, Caminho do Mar Restaurante, Canto D’Alvorada, Casa 167 Bar & BBQ, Corujão, Edvan Cafeteria e Confeitaria, Emília, Esfiha & Cia, Farfalle, Gema Dabah, Grand Baguet, Hayô Praia, Josefina, Le Fantastique, Locanda Cavallino, Maré Beach, Margô, Milloca, Morocha Club, Nativos do Mundo, O Tal do Escondidinho, Oficina da Pizza, Osteria Mamma Mia, Padaria Sorella, Panela Nordestina, Parador 7 Beach Lounge, Pousada Pé Na Estrada, Restaurante Paulo Pescador, Restaurante Rio da Barra, Villa Zena Restaurante, Ro.Za Bistrô, Roger’s Burger, Sabores da Bahia, Sorvete Amigo Arraial, Soul Maré, Sushi Yang, Tomilho’s Bistrô, UÍKI e Varanda Mucugê.