Salvador, 10 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Foragido da Justiça é preso após acionamento do Núcleo de Análise e Qualificação de Alertas Tecnológicos

Novo núcleo realiza análise aprofundada e cruzamento de informações para auxiliar as forças de segurança.

 

Um homem procurado por falta de pagamento de pensão alimentícia foi preso nesta quarta-feira (9), em Salvador, após ser identificado pelas câmeras de Reconhecimento Facial e do acionamento do Núcleo de Análise e Qualificação de Alertas Tecnológicos (NAQAT), da Superintendência de Telecomunicações (STELECOM).

 

Militares da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) capturaram o foragido com mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Família de Salvador.

 

Ao perceber a aproximação dos policiais, ele iniciou uma tentativa de fuga, sendo alcançado pela guarnição no bairro de Pernambués. Após a captura, o homem foi conduzido à Polinter, onde a ordem judicial foi cumprida.

 

Novo núcleo

 

Implementado há cerca de um mês, o Núcleo de Análise e Qualificação de Alertas Tecnológicos tem como objetivo ampliar a capacidade de análise das Forças de Segurança. O superintendente da STELECOM, coronel André Borges, destacou a importância da atuação do núcleo para o fortalecimento da segurança pública no estado. “O Núcleo utiliza a tecnologia e as câmeras para realizar uma análise mais aprofundada dos casos que não foram solucionados por meio do reconhecimento facial, a partir do cruzamento de informações, ampliando as possibilidades de identificação e localização”, explicou.

Veja também

pierb
Corredor da Vitória: confronto de traficantes com a PM termina com troca de tiros em pier; homem é morto
A troca de tiros entre traficantes e Policiais Militares (PM-BA) terminou com a morte de um homem, nesta...
Isao
Morre Isao Harimoto, recordista do beisebol japonês e sobrevivente da bomba de Hiroshima
O beisebol japonês perdeu nesta quarta-feira (9) um dos maiores rebatedores de sua história. Isao Harimoto...
seleção feminina
MEC aprova regras para as férias escolares na Copa do Mundo Feminina
Cidades-sede e 174 regiões vizinhas devem alinhar calendários O Ministério da Educação (MEC) regulamentou...
Mané Garrincha
Copa do Brasil: Arena Mané Garrincha será o palco da final em Brasília
CBF também definiu nesta quinta os mandos de campo das semifinais A Arena Mané Garrincha, em Brasília,...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos