Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Funceb celebra II Encontro de Circenses em Dias d´Ávila

Evento acontece de 16 a 18 de setembro em parceria com a Associação de Circos Itinerantes da Bahia (ACIB)

Entre os dias 16 e 18 de setembro (terça a quinta), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), celebra o II Encontro de Circenses em parceria com a Associação de Circos Itinerantes da Bahia (ACIB), na Praça do Imbassay, em Dias d´Ávila-BA.
Serão promovidas palestras sobre segurança no circo, debates, intercâmbios, mostras artísticas, oficinas, dentre outras atividades que contribuam com a formação dos artistas circenses. A finalidade é expandir os horizontes dos agentes culturais circenses contemplando aqueles que itineram pelo interior da Bahia e demais regiões do Nordeste.

De acordo com Wilma Macedo, presidenta da ACIB, o encontro visa fortalecer a profissionalização da itinerância. “Realizar o Encontro de Circenses em Dias d’Ávila foi uma luta da ACIB para que a cidade entre cada vez mais nos circuitos culturais da Bahia, e para que os artistas e a juventude local sintam-se parte de um movimento maior. A ACIB já possui uma longa trajetória nessa missão, na qual já realizamos ou ajudamos na organização de encontros culturais, oficinas e palestras formativas sobre política cultural”, afirma.

O evento ocorrerá ao longo de três dias, com os circenses reunidos para discutir políticas públicas que tragam melhorias para a categoria, além da qualificação de artistas que já atuam nos circos. Também haverá atendimento gratuito com advogado, psicólogo, oftalmologista e cardiologista.
A atividade tem realização da Associação de Circos Itinerantes da Bahia (ACIB) e conta com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Del Carmen (PT), apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), da Associação de Artistas Irlan Oliver e do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (SINDAE–BA).

Serviço
II Encontro de Circenses da Associação de Circos Itinerantes da Bahia (ACIB)
Quando: Dias 16, 17 e 18 de setembro de 2025 (terça a quinta)
Onde: Praça do Imbassay – Dias d´Ávila-BA
Quanto: Gratuito
Inscrições no LINK: https://www.even3.com.br/ii-encontro-de-circenses-acib-611166?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAacNIgrg77Iz6k5bNmlyDGlCi2Wz2knhTFxWnId7nIWVdIGM6ChZNmFh2q7dyA_aem_es-kGFO1EajjbaPMRXLZaA

Foto: Lucas Malkut / Ascom Funceb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!