Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Gestores e pesquisadores que atuam na fronteira da inovação tecnológica em saúde estarão no mês de setembro em Salvador

II Congresso dos Laboratórios Oficiais do Brasil reunirá especialistas para debater modelo de governança e desafios estratégicos para a saúde pública brasileira

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, Salvador será palco do II Congresso dos Laboratórios Oficiais do Brasil, promovido pela sua associação representativa (ALFOB). O evento, que acontece no Gran Hotel Stella Maris, contará com a participação de pesquisadores e gestores públicos renomados, como o médico Reinaldo Guimaraes, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que irá proferir a palestra magna “Desafios da Indústria Farmacêutica no Âmbito da Estratégia para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde”.

O Brasil possui uma das mais robustas redes de laboratórios públicos do mundo. Neste contexto, a ALFOB reúne 24 unidades fabris, de pesquisa, ensino e inovação distribuídas em oito estados.

Entre os integrantes estão instituições de referência, tais como os Institutos Farmanguinhos e Bio-Manguinhos (ambos vinculados à Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e o Instituto Butantan, estes decisivos na produção de vacinas durante a pandemia de Covid-19.

A anfitriã do evento será a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), representada pela sua presidenta, médica Ceuci Nunes e equipe técnica.

Capacidade produtiva e tecnológica

Juntos, os laboratórios oficiais têm capacidade para produzir mais de seis bilhões de unidades farmacêuticas e 300 milhões de doses de vacinas por ano, além de garantir 100% da demanda nacional de 15 tipos de soros utilizados pelo SUS.

Com o congresso, a ALFOB pretende discutir caminhos para o fortalecimento dessa base produtiva e tecnológica estratégica. Estarão em pauta os desafios que hoje limitam o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), entre eles: a forte dependência de importação de insumos farmacêuticos ativos (mais de 90% da demanda nacional), as fragilidades regulatórias e jurídicas, entraves tributários, aduaneiros e cambiais, além da necessidade de maior investimento em pesquisa, inovação e estudos clínicos.

A programação terá minicursos sobre gerenciamento de riscos, farmacovigilância, sistemas ERP e rede de comunicação e informação, além de mesas-redondas que abordarão inteligência artificial na indústria farmacêutica, instrumentos legais para compras públicas, cultura da qualidade e um painel sobre governança na gestão produtiva dos Laboratórios Oficiais.

Estarão presentes nomes como Igor Ferreira Bueno (diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação do Ministério da Saúde), Lenira Nanuncio (Diretora de Qualidade Comercial da Boehringer Ingelheim). Fernanda Molino Giraldi Bueno, Coordenadora de Garantia da Qualidade do Instituto Butantan, Débora Araújo Othon (Nuplam-UFRN), Leonardo Ramalho (procurador do Estado de Pernambuco), Thiago Lopes Cardoso Campos (empossado recentemente como diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), Narayanna Dantas (Hemobrás), Victor Ramos, diretor

de Comunicação do Instituto Butantan, o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, além dos pesquisadores Heitor Mansur Caulliraux (UFRJ) e Priscila Vanessa Goliatt (UFJF), Meiruze Sousa Freitas (Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde) e Fabricio Marchini, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Segundo o presidente da ALFOB, Jorge Souza Mendonça, ao reunir especialistas de referência, o encontro busca reforçar o papel dos laboratórios oficiais como pilar estratégico da saúde pública brasileira e apontar soluções para reduzir a dependência externa e fortalecer a inovação em benefício do SUS e da população brasileira, visando atender também às demandas do mercado externo, em especial os países do Sul Global.

💢A programação completa do II Congresso dos Laboratórios Oficiais pode ser conferida em: https://alfob.org.br/iicongresso/

📝Para realizar sua inscrição, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/ii-congresso-dos-laboratorios-oficiais-do-brasil/2937473

👉👉E para saber mais sobre os Laboratórios Oficiais do Brasil: https://alfob.org.br/

Veja também

Chuva-SP
SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas A Defesa Civil de São Paulo instalará...
27_12_2025_Salvador_Acolhe_no_Festival-Virada_Foto_Camile_Barreto_Secom_PMS-9
Construído pela Prefeitura, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval; ações já foram vistas no Festival Virada
Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outros entes do poder público para ampliar...
motoboys
Mussurunga: motoboys realizam protesto e prometem greve de entregadores
Motoboys realizam, na manhã desta segunda-feira (19), um protesto nas imediações da Estação Mussurunga....
unnamed (2)
Natura Aura Alba é eleito o melhor perfume feminino do Brasil no Fragrantica Awards 2025
Além de Aura Alba, a fragrância Essencial Sentir masculina também foi destaque no ranking especializado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar