Uma das obras filantrópicas mais importantes da Bahia, o Hospital Aristides Maltez recebeu, da Prefeitura de Salvador e da MP3 Marketing, organizadora da Maratona Salvador, uma doação de R$ 28,4 mil.
O cheque simbólico foi entregue à presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Maria Romilda Maltez, pelo diretor da MP3, Douglas Cerqueira, e por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), representando a gestão municipal.
Segundo Cerqueira, o montante levantado para a doação foi proveniente de parte do valor das inscrições dos milhares de atletas que participaram das provas de 5k, 10k, 21k e 42k, nos dias 20 e 21 de setembro na capital baiana. Incluíram ainda a contribuição social de cortesias.
“A gente tenta também deixar legados através da Maratona Salvador, e um deles, sem dúvidas, é o aspecto social. É muito gratificante poder contribuir com este importante trabalho desenvolvido pelo Hospital Aristides Maltez, que faz o bem a tantas pessoas”, afirmou.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, também destacou a relevância da obra desenvolvida pelo Aristides. “Estamos muito felizes em sermos parceiros do evento e poder proporcionar apoio a uma instituição tão importante para a sociedade, sobretudo aos mais carentes”, citou.
Por ano, o Hospital Aristides Maltez proporciona o tratamento a mais de 8,2 mil pacientes com câncer, o que representa cerca de 33% dos casos da doença na Bahia.
No ano passado, realizou 5,1 milhões de procedimentos, entre consultas e exames. “As doações nos ajudam a fazer com que o hospital atenda tantas pessoas, sobretudo as camadas mais necessitadas da população”, afirmou Romilda Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do hospital, que atende 100% pelo SUS.
Fundado em 1952 e resultado de um sonho do médico Aristides Maltez em atender gratuitamente pessoas carentes com a doença no estado, o hospital começou suas atividades com 25 leitos e hoje conta com 255.
A estrutura, inclusive, ainda segue se expandindo: no próximo dia 27 de novembro será inaugurada uma nova instalação que ampliará em 30% o atendimento oncológico do complexo.