Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Hospital da Santa Casa de Cachoeira será reestruturado para retomar atendimentos

DCIM/100MEDIA/DJI_0213.JPG

Uma parceria entre o Governo do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e Fundação José Silveira permitirá a reestruturação do Hospital São Judas Tadeu, unidade da instituição do Recôncavo Baiano. Dentro desta parceria, foi assinado um termo de cooperação celebrado entre a Santa Casa e a Fundação José Silveira. O documento prevê um processo de aprimoramento da gestão e realização de ações voltadas à reestruturação.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantirá a entrega de diversos equipamentos que possibilitarão a retomada de serviços e qualificação do atendimento. Os equipamentos serão encaminhados para o hospital após o levantamento das necessidades e início da reestruturação da gestão. Serão enviados, dentre outros aparelhos, raio-x, ultrassonografia, mesa cirúrgica, foco de teto, aparelho de anestesia, camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a Sesab possibilitará a manutenção e contratualização de serviços no hospital. “Reafirmo o nosso compromisso com a Santa Casa. Temos a perspectiva da ampliação de serviços, com a instalação dos leitos de UTI e reestabelecimento de cirurgias eletivas. Traremos a saúde para mais perto da população”, afirmou a Secretária.

Para a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, o trabalho em conjunto é muito importante para a retomada integral da assistência. “Nunca houve uma parceria tão forte da prefeitura e Governo do Estado. Isso possibilitará a retomada integral dos atendimentos “, pontuou.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, o termo e a chegada dos equipamentos possibilitará a retomada gradual dos atendimentos do Hospital São Judas Tadeu. “Temos a convicção que esta parceria irá gerar melhorias no hospital. Reafirmo que a Santa Casa continua contando com a colaboração da Prefeitura, Governo do Estado e Fundação José Silveira, para que possamos construir um hospital cada vez melhor e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado no nosso município”, disse.

O deputado federal, Antônio Brito, e a deputada estadual, Fabíola Mansur, também estiveram na cerimônia de assinatura do termo de cooperação.

Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Veja também

Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...
28_03_14_Aniv Salvador_foto Valter Pontes_AGECOM3
Salvador é 2ª colocada em sustentabilidade fiscal e 4ª no funcionamento da máquina pública em ranking nacional
A Prefeitura de Salvador obteve novo reconhecimento nacional na sexta edição do Ranking de Competitividade...
Salvador Digital_Secom_PMS
Salvador Digital amplia serviços e supera 2,8 milhões de atendimentos
O Salvador Digital, portal de serviços da Prefeitura, alcançou a marca de 2,8 milhões de atendimentos...
image
Doença de alta endemicidade na Bahia, hanseníase tem cura; diagnóstico precoce evita sequelas
Contágio ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que ainda não iniciaram...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar