Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

11ª Semana do Bebê é iniciada com enfoque na primeira infância e meio ambiente

A 11ª edição da Semana do Bebê, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Unicef, teve a abertura oficial da programação iniciada na segunda-feira (5), no Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos. O evento, que se estenderá até o próximo domingo (11), traz como tema “Primeira Infância e Meio Ambiente: Proteja o Bebê e a Natureza que ele vai ter” e as atividades abrangem diversas temáticas voltadas à vida das crianças pequenas e familiares.

A cerimônia contou com a apresentação do coral infantil da Hora da Criança, instituição dedicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes na capital baiana. O foco da discussão inicial foi a relação entre a primeira infância, sustentabilidade e meio ambiente.

Durante a abertura, foi realizada uma mesa com diversos especialistas, incluindo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; o secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis; o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas; o secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães; e a chefe do Escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira.

“Este ano, além da pauta da amamentação, que é muito importante, vamos reforçar o Agosto Verde. Trouxemos uma demanda urgente que as escolas estão trabalhando, que é a questão do meio ambiente. O evento está sendo abrilhantado aqui no Jardim Botânico para dar visibilidade a esses espaços municipais que fortalecem a prática da primeira infância em áreas verdes da nossa cidade”, explicou a coordenadora de Infância e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira.

A especialista em saúde do Unicef, Tatí Andrade, lembrou que um dos temas que preocupa muito a primeira infância é a degradação ambiental, fruto da mudança climática provocada pela poluição causada pelo ser humano. “A realização da Semana do Bebê no Jardim Botânico está sendo um duplo benefício: discutir a primeira infância e a relação com a natureza. O subtema da semana é sobre proteger o bebê e a natureza que ele vai ter. Hoje, a Semana do Bebê já está institucionalizada dentro do calendário, inclusive no mês da primeira infância, que é agosto”, emendou.

Demais temas – De acordo com Fernanda Lordêlo, a Semana do Bebê também discute amamentação, qualidade de vida e a proteção integral das crianças, no sentido de oferecer um futuro melhor para os pequenos. “Todos estão convidados a participar: mães, a sociedade de modo geral e os poderes público e privado. É um espaço aberto para discussões e é essencial que todos estejam mobilizados, até porque criança não é futuro: criança é presente, e o que queremos é que elas estejam bem”, disse a titular da SPMJ.

“Hoje, temos unidades de saúde da família e algumas unidades voltadas à primeira infância na educação que já trabalham essas pautas com metodologias específicas para fortalecer essas práticas para os pequenininhos. Então, é necessário fortalecer a mãe nos cuidados do pré-natal, o estímulo à amamentação, cuidar do crescimento dessas crianças. Ao fortalecer essas famílias, inclusive com rodas de conversa e palestras para as mães, faremos com que as crianças tenham mais afeto, mais cuidado e mais carinho, e, com certeza, com garantias de direitos e desenvolvimento saudável”, completou Dinsjani.

Para Helena Oliveira, chefe do Escritório do Unicef em Salvador, a Semana do Bebê, realizada há 11 anos, é uma estratégia para mobilizar os diferentes atores da cidade a olharem de uma maneira mais centralizada para a criança e o seu desenvolvimento, reconhecendo a importância e o potencial desse pequeno soteropolitano. “Quando reconhecemos o potencial dessas pequenas crianças, também reconhecemos o potencial da cidade”, pontuou.

Programação – Ao longo da semana, diversas atividades estão sendo desenvolvidas na cidade em alusão à campanha. Na terça-feira (6), foi realizada uma ação sensorial sustentável para a primeira infância no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce, em Patamares. No sábado (10), no Pelourinho, como uma das atrações do Flipelô, o Palhaço Tiziu contará histórias a partir das 9h. No domingo (11), a partir das 8h, a Semana do Bebê será encerrada com uma caminhada no Parque da Cidade, no Itaigara.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!