Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

11ª Semana do Bebê é iniciada com enfoque na primeira infância e meio ambiente

A 11ª edição da Semana do Bebê, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Unicef, teve a abertura oficial da programação iniciada na segunda-feira (5), no Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos. O evento, que se estenderá até o próximo domingo (11), traz como tema “Primeira Infância e Meio Ambiente: Proteja o Bebê e a Natureza que ele vai ter” e as atividades abrangem diversas temáticas voltadas à vida das crianças pequenas e familiares.

A cerimônia contou com a apresentação do coral infantil da Hora da Criança, instituição dedicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes na capital baiana. O foco da discussão inicial foi a relação entre a primeira infância, sustentabilidade e meio ambiente.

Durante a abertura, foi realizada uma mesa com diversos especialistas, incluindo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; o secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis; o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas; o secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães; e a chefe do Escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira.

“Este ano, além da pauta da amamentação, que é muito importante, vamos reforçar o Agosto Verde. Trouxemos uma demanda urgente que as escolas estão trabalhando, que é a questão do meio ambiente. O evento está sendo abrilhantado aqui no Jardim Botânico para dar visibilidade a esses espaços municipais que fortalecem a prática da primeira infância em áreas verdes da nossa cidade”, explicou a coordenadora de Infância e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira.

A especialista em saúde do Unicef, Tatí Andrade, lembrou que um dos temas que preocupa muito a primeira infância é a degradação ambiental, fruto da mudança climática provocada pela poluição causada pelo ser humano. “A realização da Semana do Bebê no Jardim Botânico está sendo um duplo benefício: discutir a primeira infância e a relação com a natureza. O subtema da semana é sobre proteger o bebê e a natureza que ele vai ter. Hoje, a Semana do Bebê já está institucionalizada dentro do calendário, inclusive no mês da primeira infância, que é agosto”, emendou.

Demais temas – De acordo com Fernanda Lordêlo, a Semana do Bebê também discute amamentação, qualidade de vida e a proteção integral das crianças, no sentido de oferecer um futuro melhor para os pequenos. “Todos estão convidados a participar: mães, a sociedade de modo geral e os poderes público e privado. É um espaço aberto para discussões e é essencial que todos estejam mobilizados, até porque criança não é futuro: criança é presente, e o que queremos é que elas estejam bem”, disse a titular da SPMJ.

“Hoje, temos unidades de saúde da família e algumas unidades voltadas à primeira infância na educação que já trabalham essas pautas com metodologias específicas para fortalecer essas práticas para os pequenininhos. Então, é necessário fortalecer a mãe nos cuidados do pré-natal, o estímulo à amamentação, cuidar do crescimento dessas crianças. Ao fortalecer essas famílias, inclusive com rodas de conversa e palestras para as mães, faremos com que as crianças tenham mais afeto, mais cuidado e mais carinho, e, com certeza, com garantias de direitos e desenvolvimento saudável”, completou Dinsjani.

Para Helena Oliveira, chefe do Escritório do Unicef em Salvador, a Semana do Bebê, realizada há 11 anos, é uma estratégia para mobilizar os diferentes atores da cidade a olharem de uma maneira mais centralizada para a criança e o seu desenvolvimento, reconhecendo a importância e o potencial desse pequeno soteropolitano. “Quando reconhecemos o potencial dessas pequenas crianças, também reconhecemos o potencial da cidade”, pontuou.

Programação – Ao longo da semana, diversas atividades estão sendo desenvolvidas na cidade em alusão à campanha. Na terça-feira (6), foi realizada uma ação sensorial sustentável para a primeira infância no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce, em Patamares. No sábado (10), no Pelourinho, como uma das atrações do Flipelô, o Palhaço Tiziu contará histórias a partir das 9h. No domingo (11), a partir das 8h, a Semana do Bebê será encerrada com uma caminhada no Parque da Cidade, no Itaigara.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar