Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

3ª edição da Festa Literária de Santo Antônio Jesus acontece de 22 a 25 de maio

Com o tema “Infância e adolescência: leituras, partilhas e laços de vida”, o Sesc Bahia e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus irão realizar a 3ª edição da FLISAJ (Festa Literária de Santo Antônio de Jesus), de 22 a 25 de maio. A programação acontecerá na Praça Padre Mateus e na Unidade do Sesc no município. A literatura vai correr solta para crianças e jovens com a promoção de intervenções artísticas, sessões de narração de histórias, mostra de talentos, concurso de poesias, batalhas de rima, vivência literomusical, ambientes para leitura, encontro dos participantes do Clube Sesc de Leituras etc. Mas, não para por aí. A Festa terá também, discussões em torno da temática, propondo diálogos com professores, pais, mediadores de leitura, bibliotecários e interessados em literatura.
A abertura acontecerá no dia 22/05, às 19h, no Teatro Sesc Santo Antônio de Jesus, com apresentação do “Sarau à Flor da Palavra”, da Companhia Teatro Griô. Neste espetáculo, os artistas guiarão o público presente através das diversas camadas da oralidade, navegando nas águas profundas da nossa ancestralidade, de maneira interativa, com muita simplicidade, humor e poesia.
A linha curatorial proposta visa instigar reflexões e promover discussões que envolvem a leitura nas várias infâncias e adolescências que existem em nosso país. No Brasil, o número de crianças leitoras entre 5 e 10 anos cresceu, segundo a pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), divulgada no final de 2020. Foi a única faixa etária com desempenho melhor em 2019 do que em 2015, ano da última edição da referida pesquisa. Esse e outros dados de pesquisas suscitam várias perguntas tais como: o que levam essas crianças a lerem? O que está ocorrendo com elas a partir dos 11 anos no tocante ao gosto pela leitura? Afinal, o desinteresse pela leitura literária na adolescência é culpa das “telas”?  Quando falamos de mediadores de leitura, como podem atuar as famílias, professores, bibliotecários? Essas e outras questões atravessadas por aspectos sociais, educativos e culturais foram pensados para promover diálogos com o público.
A programação da FLISAJ está imperdível. Para ter acesso aos detalhes de cada atividade e saber quem são todos os convidados, acompanhem as redes sociais do Sesc e da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.
Serviço:
O quê
: Festa Literária de Santo Antônio de Jesus (FLISAJ 2024)
Quando: 22 a 25 de maio de 2024
Onde: Sesc Santo Antônio de Jesus e na Praça Padre Matheus
Programação: Em breve, disponível nas redes sociais do Sesc Bahia e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus. Acesse www.sescbahia.com.br  /  https://saj.ba.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar