Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

7ª edição do Desafio Latitude 12 fará o plantio de uma árvore por atleta inscrito

Mais do que promover o esporte em duplas e equipes, o Desafio Latitude 12 busca estar engajado com a sustentabilidade, um valor inegociável para a competição. Em 2025, em sua 7ª edição, a organização do evento fará o plantio de uma muda de plantas nativas por cada atleta inscrito. Com a previsão de mil competidores, a iniciativa pretende plantar mil mudas de árvores em parceria com o projeto ambiental Conecta Vidas.

 

A 7ª edição do Desafio Latitude 12 acontecerá na Reserva Sapiranga, na Praia do Forte, nos dias 4 e 5 de outubro. Com duas modalidades esportivas, a competição é dividida em dois desafios, sendo o primeiro voltado para os amantes de corrida de Trail Run, com percursos de 7K, 15K e 21k, que acontecem durante o sábado (4). Já o segundo desafio, no domingo (5), será voltado para aqueles que apreciam o Mountain Bike, com percursos de 30K e 60K. Todas as provas acontecem em circuitos cercados pela natureza e belas paisagens do local.

 

Visando gerar experiências positivas para toda família, o Desafio Latitude 12 traz o diferencial das provas em dupla, nas quais, pais e filhos, maridos e esposas, namorados, irmãos e amigos podem compartilhar e superar os obstáculos juntos, além de gerar memórias inesquecíveis para toda vida.

 

Além das provas destinadas aos adultos, o evento também realiza a “Prova dos Kids”, uma programação exclusiva para as crianças. Sem caráter competitivo, os desafios irão premiar com medalhas todos os pequenos que participarem das provas. A idade dos competidores varia entre 4 e 14 anos, sempre com o acompanhamento obrigatório do responsável. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos dias e locais das competições oficiais.

 

“O Latitude 12 foi criado com o objetivo de levar diversão, parceria e engajamento através do esporte. Costumo dizer que as provas são uma celebração do espírito esportivo e do companheirismo que pode ser percebido ao longo de todas as edições já realizadas. É muito gratificante poder reunir crianças, adultos e idosos em um objetivo em comum. Em 2025, esperamos promover a positividade, a responsabilidade social e o incentivo às modalidades esportivas com todos os envolvidos.”, ressalta Paulo Coelho, publicitário e idealizador do evento.

 

Responsabilidade social

Mais do que investir no esporte como destino turístico, o Desafio Latitude 12 busca estar engajado com a responsabilidade social e geração de renda para a comunidade local. Dessa forma, a população da Reserva Sapiranga e região estão presentes em todas as fases de realização do evento, desde o planejamento até a finalização.

 

Em 2025, a iniciativa contará com cerca de 150 moradores envolvidos em atividades como: preparação de trilhas, limpeza, alimentação, pontos de hidratação, produção de itens sustentáveis com reaproveitamento de lona, entre outras.

 

“Sem a comunidade não haveria competição, pois, é com a ajuda e empenho de todos que podemos garantir um evento planejado em seus mínimos detalhes. Para além disso, buscamos assumir um compromisso com os moradores, oferecendo suporte através de projetos sociais, geração de emprego e renda, afinal, o trabalho em conjunto é o que faz com que o Desafio Latitude 12 já esteja em sua 7ª edição.”, reconhece Paulo Coelho.

 

As inscrições estarão abertas a partir de 3 de junho pelo site https://desafiolatitude12.com.br/, onde também estão disponíveis outras informações, bem como no Instagram @desafiolatitude12.

 

Conecta Vidas

O projeto Conecta Vidas surgiu de uma parceria entre o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Aruá Observação de Vida Silvestre, unindo pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo de natureza. Tendo a preguiça-de-coleira como espécie bandeira, o projeto atua na proteção dessa espécie ameaçada e na conservação da Mata Atlântica no maior corredor contínuo de floresta do norte da Bahia, localizado na região da Praia do Forte. As ações desenvolvidas buscam conservar o habitat da preguiça-de-coleira e fortalecer o engajamento da sociedade na proteção da biodiversidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar