Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Ações gratuitas para pets integram Semana do Meio Ambiente no Horto de Camaçari

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) realiza no dia 7 de junho, a Feira de Adoção e Bem-Estar Animal, no Horto Florestal de Camaçari. O evento acontece das 8h às 17h e oferece uma série de ações gratuitas voltadas ao cuidado com cães e gatos, além de orientações para os tutores e atividades para toda a família.

A programação inclui adoção de animais, Cãominhada, vacinação antirrábica, vermifugação, testes de leishmaniose, palestras educativas, orientações sobre castração, sorteios, brindes e uma feirinha pet com produtos diversos.

Ao todo, cerca de 60 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos, estarão disponíveis para adoção responsável. Todos estarão acolhidos em um pátio coberto, acomodados em cercados com água fresca e sob os cuidados de protetoras independentes.

Um dos momentos mais esperados do evento é a Cãominhada, que terá início às 9h, com término previsto para as 10h. A expectativa é reunir aproximadamente 80 cães em um trajeto leve e seguro, promovendo bem-estar, socialização e incentivo à guarda responsável.

A Feira de Adoção e Bem-Estar Animal é mais do que um evento, é uma ação de cidadania, cuidado e amor aos animais. Nosso objetivo é incentivar a adoção responsável e oferecer um espaço de acolhimento, orientação e serviços voltados à saúde e proteção dos pets. É um evento completo, pensado com carinho para a população e seus animais”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira.

Além das ações de adoção e bem-estar, a feira contará com atendimento veterinário gratuito aos animais adotados, vermifugação para os pets presentes, e uma feira de produtos pet, com opções de acessórios, brinquedos, ração e itens para os cuidados diários dos animais.

Das 10h30 às 12h, o público poderá acompanhar palestras educativas com temas importantes para a convivência saudável entre humanos e animais.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também estará presente com uma equipe técnica realizando vacinação antirrábica, testes de leishmaniose e orientações sobre castração gratuita. “A presença do CCZ neste evento é essencial para reforçar o papel da saúde pública na promoção do bem-estar animal. Estaremos prestando atendimentos preventivos e orientando a população sobre os principais cuidados que garantem a saúde dos pets e da comunidade”, ressalta a coordenadora do CCZ, Raquel Wojtysiak.

A entrada é gratuita, e a participação da população é fundamental para estimular a adoção consciente e ampliar o alcance das ações de proteção e cuidado com os animais em Camaçari.

Foto: Maryane Meira

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026