Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Ações intensificadas de saúde atendem mais de 50 mil pessoas em 24 policlínicas do interior

Após as experiências de sucesso do Março Mulher, com mais de 23 mil atendimentos em três finais de semana nas policlínicas de Narandiba e Escada, em Salvador, o Governo do Estado ampliou o investimento em ações intensificadas de saúde, com investimento de cerca de R$ 10 milhões para levar atendimento especializado e exames diversos também ao interior baiano.
O plano de ações, financiado pelo Governo do Estado, foi iniciado em abril e será finalizado no final de junho. No total, 24 policlínicas do interior do estado realizarão mais de 51 mil atendimentos aos sábados e domingos, incluindo serviços como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, endoscopia, colonoscopia e pequenos procedimentos.
“Para a realização das ações intensificadas de saúde, foram consideradas as demandas reprimidas de cada Policlínica, separadamente. Os tipos de serviços ofertados variam entre as  unidades, dependendo das principais necessidades das regiões atendidas por cada uma delas”, explica Natali Ramos Lima, Coordenadora de Avaliação e Monitoramento em Unidades Consorciadas e em Parceria Público Privada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a fila de espera de serviços especializados e para realização de exames. “Na nossa região, onde a gente atende 16 municípios associados, mapeamos as principais demandas e desde abril estamos ofertando cerca de três mil exames de demanda reprimida, como ressonância com e sem contraste, tomografia com contraste, raios-x, mamografia, ecocardiograma e ultrassonografia. Temos uma ótima taxa de aproveitamento de adesão superior a 90%, com os municípios participando ativamente do processo de agendamento e transporte dos pacientes”, disse Daiane Celestino, diretora-geral da policlínica regional de saúde de Ribeira do Pombal.
“Essas ações ajudam muito na identificação precoce, e no tratamento adequado e célere de variadas enfermidades, atendendo todas as macrorregiões de saúde da Bahia. Até junho, o Governo do Estado fará todo o investimento nas ações, mas estamos agora na expectativa também de estendê-las por até mais oito meses, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!