Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Ajuda de Custo já beneficiou mais de 280 atletas e paratletas de Salvador

Neste mês de agosto, diversos atletas de Salvador representam a cidade em competições de alto nível tanto no Brasil quanto no exterior. Com o apoio do projeto Ajuda de Custo, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), os esportistas vão poder competir nas respectivas modalidades.

 

Mais de 280 atletas e paratletas já receberam o benefício para cobrir despesas com passagens, hospedagem e alimentação para competições municipais, estaduais, nacionais, internacionais e olímpica/paraolímpica, com valores de R$300 a R$10 mil este ano. Na última semana, foi assinado o termo de compromisso para a concessão do auxílio financeiro a atletas como Rebeca Aparecida Silva dos Santos e Brian Bruce, que representarão a capital baiana em eventos como a Copa Brasil de Águas Abertas, em Cabo de Santo Agostinho (PE) e o Campeonato Mundial de Va’a Velocidade 2024, no Havaí (EUA), respectivamente.

 

A mãe de Rebeca, Alessandra Santos da Silva, destaca o impacto positivo do projeto. “Rebeca escolheu a natação como um esporte para a vida. Ela vem se destacando muito nas provas, tanto no mar quanto na piscina. O Ajuda de Custo vai ajudar bastante para a competição de mar aberto, porque ela está participando da Copa do Brasil de Águas Abertas, e esse benefício, dá um incentivo muito grande aos atletas de base, que precisam muito, pelas dificuldades que enfrentam”, relata.

 

O atleta de remo Brian Bruce afirma que foi classificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Velocidade em 2024. “Com essa ajuda de custo que a Prefeitura de Salvador vem proporcionando, eu tenho mais tempo para treinar, como também alivia bastante a tensão em relação aos custos. Focando no meu condicionamento físico e nos treinos pessoais, tenho a possibilidade de alcançar o melhor resultado no pódio, realizando o sonho de estar presente no Campeonato Mundial e no Campeonato Internacional, representando nosso país”, diz.

 

Demais modalidades – Além da natação e do remo, outras modalidades também estão sendo beneficiadas. Atletas de karatê, judô, ginástica rítmica, basquete 3×3 e futebol 7 estão recebendo apoio para competir. Alexandro Ramos, atleta de basquete 3×3, que vai competir em Aracaju (SE), destaca o impacto da concessão do benefício.

 

“O Ajuda de Custo, é de fundamental importância para viabilizar as viagens esportivas, principalmente para atletas de periferia onde não há recursos. Nós treinamos em praça pública e desenvolvemos um trabalho filantrópico. Agradeço a este projeto, que está nos proporcionando viagens para disputar torneios nacionais, e que continue apoiando o esporte e revelando novos atletas. A família CBX Basquete é grata à Prefeitura de Salvador e a todos os envolvidos”, declara.

 

Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o Ajuda de Custo não apenas fortalece o esporte de alto rendimento, mas também incentiva o crescimento pessoal e profissional dos atletas da cidade. “Com o apoio da gestão municipal, esses esportistas promissores têm a oportunidade não apenas de competir em nível nacional e internacional, mas também de inspirar toda uma geração a perseguir seus sonhos esportivos”, salienta.

 

Solicitação – Para solicitar a ajuda de custo, é necessário realizar a inscrição exclusivamente através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda, com antecedência de no mínimo 60 dias corridos à data da competição objeto do benefício.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
iFood e Confederação Nacional do Comércio firmam parceria para ampliar vantagens exclusivas aos trabalhadores em todo o Brasil
Termo de cooperação prevê acesso gratuito a plataformas educacionais do SENAC, capacitação profissional...
Negão Jamaica e dançarinos..
Companhia do Pagode anuncia ensaios e se aquece para o verão
Quem gosta de antecipar o final de semana, já pode começar a se programar! A banda Companhia do Pagode...
image
Exame de imagem auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que já matou mais de 7.200 pessoas na Bahia em 5 anos
A detecção precoce, que pode ser auxiliada pelos exames de toque retal e PSA, é fundamental Doença que...
@matheusl8
AFROPUNK Brasil reuniu mais de 50 mil pessoas em Salvador, com 19 atrações e anuncia edição no Rio de Janeiro para 2026
Festival encerrou neste domingo no Parque de Exposições de Salvador, com atrações como Coco Jones, Tems,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!